Jandira reafirma apoio a Levi e condena mensagem apócrifa

Circula pela internet uma mensagem, sem assinatura, condenando o apoio da deputada Jandira Feghali à chapa 10 (Levi e Antônio Ledo). A parlamentar ficou surpresa com tal atitude e disse “se sentir nos anos 90, quando os partidos de esquerda eram colocados no alvo dos conservadores e as eleições na Universidade não eram respeitadas e a intervenção contrapunha-se à democracia”.

A eleição para a reitoria teve início nesta segunda (11) e vai até o dia 13. O PCdoB e seus parlamentares decidiram apoiar a chapa 10 (Levi e Antônio Ledo), por representar a continuidade dos avanços implementados nos últimos oito anos, tendo à frente o reitor Aloísio Teixeira.

Em nota, Jandira afirma que “o destino de uma instituição de ensino, pesquisa e assistência importa e muito a sociedade fluminense e ao Brasil”. E critica a mensagem: “O baixo nível dessa mensagem apócrifa mostra a incapacidade e intolerância para o debate democrático, deixando-se contaminar por uma atitude conservadora e incoerente com a posição que deve ter um reitor de uma universidade com a importância e referência nacional da UFRJ”.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Omissão não combina com credibilidade, convicção ou ética

Fiquei absolutamente surpresa com mensagem que circula na internet acerca do meu apoio aos professores Levi e Antônio Ledo que formam a chapa 10 nas eleições para reitoria da UFRJ. Sinceramente, me senti nos anos 90, quando os partidos de esquerda eram colocados no alvo dos conservadores e as eleições na Universidade não eram respeitadas e a intervenção contrapunha-se à democracia.

A Universidade tem responsabilidade com o Brasil, com sua juventude, com o presente e o futuro. O peso relativo da UFRJ, sua produção científica e seus profissionais exigem dessa instituição projetos claros que defendam a universidade pública, democrática, que fortaleça a inovação e o processo tecnológico, que busque seu fortalecimento como centro de saber, de formação cidadã, que ultrapasse seus próprios muros e que se dedique a qualidade do ensino e de seus serviços prestados ao povo. Identifico a gestão Aloísio Teixeira/Sylvia Vargas com esses objetivos e com grandes avanços de todo o período em que estiveram à frente da querida UFRJ. Assim, o destino de uma instituição de ensino, pesquisa e assistência importa e muito a sociedade fluminense e ao Brasil.

Estou no sexto mandato parlamentar, sendo o quinto federal e na minha história política, que goza de grande credibilidade, sempre defendi e agi na defesa da universidades pública, de sua autonomia, orçamentos, dos direitos de seus servidores, na defesa do SUS e particularmente dos hospitais universitários. Muitos são os testemunhos sobre estas lutas, inclusive do professor Godofredo, apesar dos seu pouco tempo como gestor no MEC e na Secretaria de Educação do Estado. Aliás parece que o espaço de gestão não o deixa muito confortável.

Nosso apoio, meu, da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) e de militantes do meu Partido que atuam na universidade e ajudam a construir esse belo projeto, é ético e necessário que seja explícito. Quando acreditamos, nos expomos e fundamentalmente estimulamos e respeitamos o voto consciente de quem tem este direito, conquistado com muita luta.

O baixo nível dessa mensagem apócrifa mostra a incapacidade e intolerância para o debate democrático, deixando-se contaminar por uma atitude conservadora e incoerente com a posição que deve ter um reitor de uma universidade com a importância e referência nacional da UFRJ.

Considero triste a ausência de parlamentares respeitados e de luta ao lado dos outros candidatos. Lamento também ser tratada de forma tão preconceituosa, pois sempre nutri com militantes e membros das outras chapas uma relação cordial e respeitosa.

Reafirmo, ainda mais convicta, meu apoio à chapa 10 – LEVI/ANTÔNIO LEDO

Jandira Feghali – Deputada Federal – PCdoB/RJ