Câmara discute medidas contra infecções hospitalares

A obrigatoriedade da notificação de infecções hospitalares em Natal foi tema de audiência pública realizada nesta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Natal, por proposição do vereador George Câmara (PC do B). Marcaram presença no plenário da Casa representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar e do Conselho Regional de Enfermagem, além dos vereadores Aquino Neto (PV) e Raniere Barbosa (PRB).

O vereador George Câmara disse que o problema da exposição a infecções no ambiente hospitalar preocupa toda a população. “Precisamos discutir esta questão para definir medidas que protejam a população desse perigo. Por isso, a realização dessa reunião foi aprovada por todos os vereadores”, explicou o parlamentar.

Marise Reis, da Associação Norte-Rio-Grandense de Epidemiologia, afirmou que os hospitais devem criar condições para que pacientes e profissionais do serviço de saúde possam se proteger de infecções. “A infecção hospitalar representa um sério problema de saúde pública e custa muito caro para a sociedade”.

Rosângela Morais, infectologista do Hospital Walfredo Gurgel, citou as atuais condições de funcionamento dos sistemas de controle de infecções, que apresentam um número insuficiente de profissionais, e a dificuldade na adesão dos profissionais à rotina estabelecida pelas equipes de controle como entraves para o enfrentamento do problema.“Ninguém está livre do risco de contrair uma infecção durante um procedimento hospitalar”, alertou.