Sem categoria

Ipea divulga estudo sobre relações do Brasil com demais Brics

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta quarta-feira, dia 13, o Comunicado do Ipea n° 86: Relações comerciais e de investimentos do Brasil com os demais países do Brics. O estudo foi apresentado no auditório da sede do Instituto, em Brasília, pelos técnicos da Diretoria de Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) Flávio Lyrio e André Calixtre.

O Comunicado analisa o intercâmbio comercial e a realização de investimentos entre o Brasil e os demais países que formam o Brics: Rússia, Índia, China e, recentemente convidada, a África do Sul. O estudo aborda a crescente importância destes cinco países na demanda mundial. Em conjunto, eles contribuíram com mais de 60% do crescimento da economia global nos anos 2008-2009.

A ampliação da participação do Brics no comércio mundial, também é objeto do estudo. O BRICS foram responsáveis por mais de 15% das importações mundiais em 2009, com destaque para a China, responsável por 10,7%. A China tem destaque especial não só pela pujança de sua economia, mas pelo seu dinamismo. As relações comerciais do Brasil com os demais países do Brics são limitadas pelas assimetrias entre estas economias que devem ser mais bem explicitadas.

O Comunicado do Ipea nº 86 é o último de uma série de três estudos que têm como tema os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com enfoque na China. Na quarta-feira, dia 6, foi apresentada em Brasília a primeira pesquisa da série, intitulada Internacionalização das empresas chinesas: as prioridades do investimento direto chinês no mundo (disponível no Portal Ipea – www.ipea.gov.br). E na sexta-feira, dia 08, o Instituto divulgou o Comunicado do Ipea n° 85 As relações bilaterais Brasil-China: a ascensão da China no sistema mundial e os desafios para o Brasil.

A divulgação do Comunicado coincide com a ida de três técnicos do Ipea à China, no fim do março, para participar do Simpósio de Think-Tanks dos Brics que correspondeu ao quarto encontro realizado entre centros de pesquisa dos Brics. Os pesquisadores do Ipea também participaram de reunião política com o Conselheiro de Estado e Vice-Ministro de Relações Exteriores Dai Bingguo, na qual os participantes tiveram a oportunidade de apresentar algumas das questões tratadas no seminário e de ouvir explanação do Conselheiro sobre as linhas de ação da política externa chinesa.

Fonte: Ipea