Sem categoria

Oposição virtual: FHC e DEM lançam portais para orientar oposição

O movimento capitaneado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de refundar a oposição ao governo federal ganhará um braço digital a partir de junho. Com a contribuição de tucanos, aliados e intelectuais, o ex-presidente organiza o lançamento de uma comunidade virtual para a discussão de propostas políticas e econômicas para o Brasil.

Em artigo divulgado nesta semana, FHC sugeriu que a oposição privilegiasse as classes médias e buscasse conquistá-las através das redes sociais.

O portal, que também pretende adotar um padrão de rede social, com a extensão de conteúdos para o Twitter e Facebook, tem a meta de reunir até um milhão de usuários e deve contar com um amplo time de blogueiros. Até o momento, foram convidados para colaborar com a iniciativa Francisco Weffort, Soninha Francine, Gustavo Franco, Pedro Abramovay e Paulo Renato Souza, entre outros. Ainda não se sabe se Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Olavo Carvalho e Diogo Mainardi se juntarão ao time.

O ex-deputado federal Xico Graziano, assessor do ex-presidente, tem idealizado o projeto que, segundo ele, vai receber o nome de Observador Político e terá como mote o princípio de olhar, participar e espalhar a informação. O lançamento oficial do site está programado para 18 de junho, dia em que o ex-presidente completa 80 anos, mas ele deverá entrar no ar em maio.

Graziano explica que a ideia é ter um espaço para discutir temas da atualidade. Segundo ele, o site também deve servir como um espaço para debater o papel e os rumos da oposição.

DEM vai monitorar governo Dilma pela internet

Cada vez mais desmilinguido no Parlamento, o Democratas também aderiu à ideia de usar a internet para fazer oposição.

O partido inaugurou nesta quarta-feira (13) uma página eletrônica para monitorar as promessas da presidente Dilma Rousseff.

O portal divide cerca de 230 promessas feitas por Dilma durante a campanha eleitoral de 2010 em 18 temas, como Saúde e Previdência, Educação, Transporte, Cultura e Comunicação. O objetivo é atualizar cada promessa à medida que novas providências sejam tomadas.

Dentro do tema Esporte, por exemplo, o portal lista quatro promessas, entre elas a ampliação do Bolsa Atleta. Ao clicar sobre o item, há a seguinte atualização: “Houve a Promulgação da MP 502/10, que se tornou a Lei 12.395/11, porém até a presente data não houve regulamentação da respectiva medida legal”.

Em cada promessa, o internauta tem a possibilidade de comentar em um campo nomeado “Na realidade…”. Segundo o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA), nenhum comentário será censurado, nem mesmo os favoráveis ao governo.

O partido providenciou também um grande mural que traz todas as promessas impressas. O painel ocupa integralmente uma das paredes da sala de reuniões da liderança do partido da Câmara.

O líder pondera que a oposição vem “prestando seu papel no legislativo”, mas que não soube “levar seu trabalho para as urnas”.

"O objetivo do portal é elaborar uma agenda de militância política, atrair militantes para o partido", diz ACM Neto.

Da redação,
com agências