Lula Morais lembra 39 anos da Guerrilha do Araguaia
Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (13/04), o deputado Lula Morais (PCdoB) lembrou os 39 anos da Guerrilha do Araguaia, movimento que ocorreu na região amazônica nos anos de 1960 e 1970. De acordo com o deputado, a data é propícia para recordar as causas do movimento e cobrar avanços na democracia brasileira.
Publicado 14/04/2011 10:50 | Editado 04/03/2020 16:31
Segundo o parlamentar, o movimento pretendia derrubar o governo militar vigente na época, fomentando um levante das populações rural e urbana, e instalar um governo comunista no País. “Milhares de jovens se refugiaram na floresta amazônica, perseguidos pelos militares. Foi nesse ambiente que organizaram o povo e tentaram a luta por liberdade.”
Lula, disse que “devemos reverenciar os que morreram em luta pela democracia”. Ele lembrou a grande quantidade de militantes que pereceram no conflito e destacou, entre eles os cearenses Bergson Gurjão, Jana Barroso, Custódio Saraiva e Antônio Teodoro de Castro, desaparecidos desde 1974.
“Foi a luta e a vontade do povo que operaram as grandes mudanças positivas em nosso país, como colocar uma liderança da classe operária na Presidência da República”, assinalou.
Áudio (Disponibilizado por uma semana)
Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa