Lula Morais critica serviço de telefonia móvel no Ceará

O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou, na sessão plenária desta quinta-feira (14/04) da Assembleia Legislativa, que as empresas de telefonia móvel com atuação no Ceará prestam serviços aquém do desejado no Estado. Segundo ele, sequer há sinal em algumas localidades, enquanto a venda de aparelhos não deixa de acontecer.

Lula disse que, esta semana, vários problemas ocorreram com as empresas OI e TIM. Citando uma decisão judicial de Rio Grande do Norte, o comunista informou que a Promotoria Pública de Iguatu (CE) apresentou pedido à Segunda Vara, no sentido de proibir a venda de chip da TIM, enquanto o serviço não for regularizado.

Se o juiz acatar, a multa em caso de descumprimento será de R$ 10 mil diários. A operadora ainda vai ser ouvida. “No Interior, é o chamado Deus nos acuda. Quando tem sinal, a pessoa precisa subir no telhado de casa para poder se comunicar”, relatou, denunciando ainda o descaso com os telefones públicos de Fortaleza.

De acordo com o parlamentar, os equipamentos não recebem a manutenção devida da OI. Deteriorados, deixam de funcionar. Lula Morais assegurou que nenhum aparelho da Praça do Ferreira, por exemplo, está em operação. No bairro Mucuripe, a situação é similar.
Para ele, trata-se de descumprimento do contrato de concessão. “É caso de polícia. Deve ser uma ação dolosa, de má fé por parte da operadora para ir empurrando telefone celular no povo”, opinou. Ele adiantou o envio de reclamações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a realização de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da AL. A data ainda será agendada.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) disse viver uma verdadeira maratona de pedidos de instalação de telefones públicos no Interior. “As empresas visam unicamente o lucro. Este foi mais um dos pecados das privatizações. E olhe que estamos falando de um setor que deu certo e universalizou a telefonia”, pontuou.

O líder do Governo na Casa, deputado Antonio Carlos (PT), relatou dificuldades em conseguir efetuar ligações no Interior. “Não tinha sinal em nenhuma das duas operadoras. Fui a um orelhão e, quando tentei ligar, não funcionava. Mas as concessionárias estão lucrando muito”, frisou.

O deputado Daniel Oliveira (PMDB) sugeriu a criação de uma subcomissão para avaliar os serviços das operadoras e cobrar melhorias. “Antes, as pessoas nos pediam para levar a telefonia celular ao município delas. Hoje, pedem que os telefones funcionem. Tem uma hora que tento falar com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e não consigo. A ligação não completa nem daqui para lá, nem de lá para cá”, atestou.

Emancipação

Lula Morais destacou ainda que, nesta sexta-feira (15/04), o município de Graça comemora 24 anos de emancipação. “O município, que já foi distrito de São Benedito e possui 16 mil habitantes, tem o privilégio de estar bem administrado”, pontuou. Conforme o deputado, a atual prefeita da cidade, Augusta Brito, tem feito uma administração “profícua e com foco voltado para o desenvolvimento”. Ele ressaltou que todos os alunos da Educação Básica de Graça estão na escola em tempo integral. “Isso faz com que haja uma maior qualidade da educação do município”, comentou.

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa