Sesa vai à microrregião de Brejo Santo alertar sobre a dengue

Na tarde desta sexta-feira (15/04), a partir das 14 horas, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vai a mais uma microrregião de saúde para reforçar o apoio aos municípios na intensificação das ações de controle da dengue.

O secretário Arruda Bastos, o coordenador das regionais de saúde da Sesa, Policarpo Barbosa, e o coordenador de promoção e proteção à saúde, Manoel Fonsêca, participam em Brejo Santo de encontro com prefeitos e secretários de saúde dos municípios que integram a 19ª CRES – além de Brejo Santo, Abaiara, Aurora, Barro, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte, e Porteiras. O encontro, que tem a participação também de técnicos da CRES, será realizado no ABC, Rua Manuel Leite, s/n, centro.

Em todas as microrregiões, os gestores da Sesa alertam sobre o agravamento da situação da dengue nos municípios. Destacam os sinais de alarme da doença para que os profissionais de saúde evitem óbitos. Arruda Bastos recomenda, com a preocupação de garantir assistência aos pacientes, que os gestores municipais ampliem o horário de funcionamento dos postos de saúde e até deixem abertos nos finais de semana. Ele lembra que a qualidade e efetividade da assistência já na primeira consulta nos postos de saúde salvam vidas. Muitas vezes os pacientes com dengue já chegam graves aos hospitais, complicando o quadro de saúde.

No combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a Sesa orienta aos gestores que evitem férias dos agentes de endemias nesse período de epidemia. Alerta para o cumprimento de pelo menos seis visitas domiciliares ao ano dos agentes de endemias. Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesa, sexta feira, 8, na microrregião de Brejo Santo foram confirmados este ano 244 casos de dengue.

Sinais de alerta da dengue

Fonte: Sesa