Cine Anima Itinerante encerra inscrições grátis nesta quinta 21

O Pontão de Cultura Cine Anima e o Ponto de Cultura Cinema de Animação, coordenados por Lula Gonzaga, realizam o projeto Cine Anima Itinerante, oficina de cinema de animação, com mostras e produção de filmes de animação com alunos das escolas públicas, com habilidade para desenho ou artesanato.

O projeto funciona por todo o país, entretanto tem seu foco nas regiões Norte e Nordeste e funciona em Pontos e Pontões de Cultura e em diversos Festivais, em especial Festivais de Cinema e transporta um estúdio completo de desenho animado artesanal desmontável, com tudo que é necessário para a produção de desenhos animados.

Para a montagem do estúdio o Ponto de Cultura transporta de 15 a 20 mesas de luz (uma para cada aluno), mesa pedagógica com aparelhos de ilusão de ótica para a recriação dos movimentos, zoótropos, livros mágicos, filipetas, pinos, enquadramentos, roteiros, story-boards, seqüências de animações, películas, fitas de vídeo, exposição de cartazes de animação, computador com programas de animação e finalização, projetor de vídeo, e acervo de filmes de animação. A montagem da sala possibilita ao participante um envolvimento com o universo da animação e o convívio com o ambiente de produção de um filme animado.

No segundo dia das oficinas, os alunos tem aula sobre o tema, ministrada por um pesquisador ou historiador como preparação para o material que produzem nas oficinas, os participantes têm contato com os materiais e equipamentos cinematográficos, realizam exercícios de recriação de imagem em movimento e participam de todo o processo de confecção dos desenhos, cenários e das seqüências de animações, com uma participação abrangente.

Durante as oficinas são realizadas Mostras de Cinema de Animação com exibição para os alunos, em especial a Mostra Nordeste, que é utilizada para discussão das técnicas dos estilos e dos temas. O tema proposta para as oficinas em Olinda é o da Educação Patrimonial

 O Coordenador da Oficina será Lula Gonzaga, cineasta de Animação com especialização em Cinema de Animação na Zabreb Film Croácia e Krakty Film República Checa – convênio MEC Capes/ Embrafilme. Ele também é gestor do Pontão de Cultura Cine Anima e Ponto de Cultura Cinema de Animação/ A Saga Audiovisual

Programação:

Pré-produção•OFICINA: Definição do local da oficina, levantamento do material necessário, Inscrição dos alunos, infra estrutura local e divulgação na cidade.

1º dia- Aula inicial Teoria e diálogo: Apresentação do projeto e dos elementos, materiais e equipamentos utilizados na realização de desenhos animados, como aparelhos que utilizam a ilusão de ótica para a recriação dos movimentos, sequências de animação, cenários, cartazes, roteiros, câmeras, projetores, computadores, caixa de som etc.

2º dia- Aula sobre o tema: Apresentação do Tema, os alunos terão aula sobre o tema escolhido ministrada por um palestrante convidado, confecção de desenho base sobre o tema, Mostra de filmes e vídeos de animação.

3º dia- Exercícios com Animação: Confecção pelos alunos de exercícios, filipetas, livros mágicos e tiras de zoótropos.

4º e 5º dias- Produção na técnica da Animação: Aplicação da técnica com desenvolvimento das sequências em animação desenhados à mão em papel na técnica artesanal, na mesa de luz e arte finalizadas.

5º dia-Finalização Apresentação dos dos trabalhos: Demonstração dos exercícios realizados na oficina: Material produzido; filipetas, tiras de zoótropos e sequências de desenhos animados no papel, arte finalizados.

Diariamente Mostra de filmes Local da oficina • Mostras de Cinema de Animação, (local da oficina) MOSTRA NORDESTE DE ANIMAÇÃO (A Produção Regional) Exibição de filmes e vídeos de animação culturais e educativos; em um painel das mais diferentes técnicas e estilos, em desenho animado, com bonecos articulados, massa de modelar, de recortes, computação gráfica etc. para debates sobre os temas e as técnicas.

Serviço:

Cine Anima – oficina e mostra de cinema de animação
Público-Alvo:
Jovens alunos ligados a pontos de cultura e projetos sociais com habilidade para o desenho ou artesanato.
Faixa etária de: 15 a 25 anos
Local: Museu do Mamulengo (Espaço Tiridá) Rua de São Bento, 344, Sítio Histórico – Olinda
Período: de 25 a 29 de abril (de segunda a sexta feira horário: das 14h às 17h).
Inscrições grátis até a próxima quinta-feira (21) na SEPAC – Secretaria de Cultura de Olinda das 9h às 12h e das14h às 16hs com Rosildo ou Diógenes. Apenas serão inscritos os primeiros 20 alunos.

O Ponto de Cultura ou Projeto Cultural está vinculado aos emails [email protected]  ou [email protected] ou aos fones: Lula Gonzaga 81- 9790.2251 e 8625.1341.