Sem categoria

Lula reúne prefeitos petistas para discutir estratégia para 2012

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir, na manhã desta terça-feira (19), com prefeitos, vice-prefeitos e parlamentares de São Paulo eleitos pelo PT para definir a estratégia eleitoral do partido para 2012. O encontro, organizado pelo diretório estadual do PT, acontecerá em Osasco (SP).

De acordo com o presidente interino do partido, deputado estadual Rui Falcão, o ex-presidente participará apenas da abertura do evento, no Solarium Parque Hotel & Spa. O prefeito Emídio de Souza (PT), que coordenou a campanha de Aloizio Mercadante (PT) ao governo paulista, será o anfitrião do encontro.

Esta é a segunda vez que o ex-presidente planeja se reunir com lideranças petistas no Estado. Antes, um evento com os mesmos objetivos, organizado pelo presidente do PT paulista, Edinho Silva, estava marcado para ocorrer, no mês passado, em São Bernardo do Campo (SP). O encontro, no entanto, acabou sendo adiado.

Disputa na capital paulista

Neste final de semana, o PT de São Paulo confirmou as expectativas e aprovou o compromisso de lançar candidato próprio à prefeitura paulistana em 2012 e a manter a oposição ao prefeito Gilberto Kassab. A posição foi tirada do 2º Congresso das Direções Zonais do partido, aberto na última sexta-feira (15) como parte dos preparativos para a próxima eleição municipal.

"Se havia qualquer dúvida, deixamos isso consolidado: estamos na oposição ao governo Kassab e pretendemos apresentar um candidato próprio nas próximas eleições de 2012", disse à Agência Estado o presidente do diretório municipal do PT, vereador Antonio Donato, após o encontro.

O congresso petista também colocou no papel a posição em favor de uma candidatura própria na eleição municipal, em uma tentativa de barrar setores que defendem uma política de alianças que considere a possibilidade de abrir mão da cabeça de chapa. Embora com menor expressão, uma ala interna do PT defende o apoio ao deputado Gabriel Chalita (PSB-SP), caso ele migre para o PMDB.

A pretensão do diretório municipal do PT é concluir a escolha do nome à Prefeitura de São Paulo até o fim deste ano ou, no máximo, no início do ano que vem. A sigla quer tempo para trabalhar uma eventual candidatura apoiada na tese de uma renovação dos quadros petistas na cidade. A ideia tem como um de seus principais patrocinadores o ex-presidente Lula e tem ajudado a dar fôlego às pretensões do grupo que apoia o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Atualmente, o PT trabalha ainda com nomes como o do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, tido internamente como a opção mais consolidada. Além disso, a senadora Marta Suplicy já avisou que está no páreo. São considerados ainda os nomes como os dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Saúde, Alexandre Padilha.

Até o momento, somente o ex-deputado Celso Russomano (PP) declarou-se pré-candidato à prefeitura paulistana.

Da redação,
com agências