Sem categoria

Dia do Exército: Dilma destaca valores democráticos e ação social

A missão do Exército Brasileiro em ações de cunho social foi ressaltada, nesta terça-feira (19/4), em mensagem da presidente Dilma Rousseff lida na solenidade comemorativa do Dia do Exército e de imposição da comenda da Ordem do Mérito Militar, em Brasília (DF). A presidente, que na juventude aderiu à luta armada contra a ditadura militar, também destacou a “vocação” democrática do Brasil.

Na mensagem, lida pelo mestre de cerimônia, a presidente argumenta que o Brasil é um país de paz e de vocação democrática, que os valores de justiça, diálogo e respeito pelos direitos humanos e tem se estabelecido como uma sociedade próspera e fraterna que busca igualdade de oportunidades para todos ".

O texto frisou ainda o “valor inestimável” das ações sociais do Exército, “levando serviços de saúde a populações carentes, prestando socorro em situações de calamidade, apoiando os trabalhos da Justiça Eleitoral, participando de projetos de instalação de infraestrutura física ou, em caráter emergencial, garantindo a lei e a ordem”.

Além disso, lembrou a presidente, o Exército desempenha ‘tarefas da maior importância’, como o comando da Missão para a Estabilização do Haiti. No país caribenho, "o Exército brasileiro está dando um exemplo de humildade, responsabilidade e honestidade", diz a mensagem.

Dilma Rousseff afirmou ainda que a sociedade brasileira tem plena confiança na eficiência dos integrantes da Força Terrestre, lembrando os valores que lhes são inerentes, como o patriotismo, profissionalismo e dedicação, fazendo “dessa instituição uma fonte permanente de orgulho para o país”.

Medalhas

Durante a cerimônia, foram condecorados com a Ordem do Mérito Militar 257 personalidades e autoridades civis e militares, nacionais e estrangeiras que prestaram relevantes serviços ao Exército, além de organizações militares e instituições civis “que se tenham tornado credoras de homenagem especial do Exército Brasileiro”. A Ordem do Mérito Militar é considerada a mais elevada distinção honrosa do Exército Brasileiro.

No ano em que o Exército Brasileiro comemora 363 anos, a presidenta Dilma foi agraciada, no último dia 5, com a insígnia de Grã-Mestra da Ordem do Mérito da Defesa, e, ao ser empossada como presidente da República, recebeu a Grã-Cruz, que é considerada o mais elevado grau das condecorações de todas as ordens.

Da redação,

com agências