Cinema latino marca presença em quinzena dos realizadores
O longa-metragem brasileiro "O Abismo", de Karim Ainöuz, e a co-produção entre Argentina, Colômbia e Uruguai "Porfirio", de Alejandro Landes, mabos de 2010, foram selecionados pela Quinzena de Realizadores, mostra paralela ao 64° Festival de Cannes.
Publicado 21/04/2011 13:49
A mostra, que tem como objetivo projetar filmes de novos diretores, ao mesmo tempo em que traz obras de grandes nomes, tem entre seus filmes selecionados outros latinos, como o curta-metragem cubano e alemão "Mila Caos", de Simon Paetau, e o mexicano "El velador", de Natalia Almada, que foi selecionado como projeção especial.
A Quinzena foi criada em 1969 pela Sociedade de Realizadores Franceses (SRF), com o objetivo de destacar o cinema independente que enfatiza a criatividade. O evento acontece na mesma época que o Festival de Cannes, no antigo Palais du Cinéma, hoje um hotel cinco estrelas.
Geralmente muito hospitaleiro com o cinema latino-americano — lá foram descobertos cineastas emergentes da Argentina, Brasil, México e Chile -, neste ano, a Quinzena deu preferência ao cinema europeu, especialmente da zona francófona.
Fonte: Ansalatina