Cultura e dia do índio

A Cinemateca Catarinense e a Fundação Franklin Cascaes prepararam uma programação para lembrar o dia do índio

Programação

Sessão Infantil: 15h – Tainá 2 – A aventura continua
de Mauro Lima, 2005, Ficção, 76min

Agora uma pré-adolescente, a indiazinha Tainá (Eunice Baía) se divide entre o enfrentamento dos bandidos e a atenção para com a pequenina Catiti, de 6 anos, que foge da aldeia querendo imitar Tainá como protetora do meio ambiente.

Sessão de Curtas Adulto: 19h – Duração: 60min
Naiá e a Lua, de Leandro Tadashi, 2010, Ficção, 13?

A jovem índia Naiá se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu.

Índios no Brasil – Quem são eles?
de Vincent Carelli, 2000, Documentário, 18min

A série de dez programas educativos "Índios no Brasil" é apresentada pelo líder indígena Ailton Krenak, e mostra, sem intermediários, como vivem e o que pensam os índios de nove povos dispersos no território nacional.

O primeiro programa da série, Quem são eles?, traz à tona, por meio de entrevistas com populares em diversas partes do país, o desconhecimento e os estereótipos do senso comum sobre a realidade indígena que está na base do processo de discriminação sofrido por estas comunidades. O índio é aquele que anda pelado no mato? O índio está acabando? O índio está deixando de ser índio? Os nove personagens escolhidos para representarem seus povos vão rebatendo um a um estes equívocos.

Indios no Brasil – Filhos da Terra
de Vincent Carelli, 2000, Documentário, 18min

Como os índios se relacionam com os seus territórios ancestrais? O uso sustentável dos recursos da natureza é um conceito milenar das populações indígenas. Agora, ingressando na economia de mercado, muitos povos desenvolvem experiências de desenvolvimento sustentável com a exploração não predatória dos recursos da floresta, inspirada na filosofia dos seus antepassados.

Sereia
de Yannet Briggiler e Rodrigo Amboni, 2009, Animação, 11min

Simão, pescador solitário, vive em um pequeno penhasco num cenário isolado pela alta das marés. Sua rotina monótona se transforma com a chegada de uma misteriosa mulher. A partir desse momento, a frágil linha que separa vigília e universo dos sonhos se desfaz.

O QUÊ: Sessão Cine Pitangueira
QUANDO: terça-feira, 19 de Abril, a partir das 15h
ONDE: Casa das Máquinas – Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição
QUANTO: Entrada franca e livre

UMA REALIZAÇÃO: Cinemateca Catarinense, Prefeitura. Municipal de Florianópolis, Funcine, Fundação Franklin Cascaes – Casa das Máquinas

CONTATOS:

Cinemateca Catarinense (48) 3224.7239
Casa das Máquinas (48) 3232.1514
[email protected]
[email protected]
[email protected]
www.cinematecacatarinense.org