FMG promove ato em defesa da anistia aos camponeses do Araguaia

A Fundação Mauricio Grabois – FMG promove no dia 2 de maio o ato: "Garantir o Direito à Memória e à Verdade. Pelo direito da anistia aos camponeses do Araguaia", que marcará comemoração dos 39 anos do início da Guerrilha do Araguaia (12 de abril).

Ato em defesa da anistia aos camponeses do Araguaia - Divulgação

O evento também tem por finalidade debater a importância de se garantir aos camponeses da região, que foram vítimas da ditadura, as indenizações concedidas pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Os camponeses do Araguaia, palco de uma heróica guerrilha contra a ditadura militar (1964-1985), estão entre as vítimas da repressão oficial – e agora, também, de uma ofensiva do deputado federal Jair Bolsonaro (PR-RJ). A Justiça suspendeu, em setembro de 2009, o pagamento das indenizações concedidas pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro. Tudo por conta de uma liminar proposta pelo advogado João Henrique Nascimento de Freitas, assessor jurídico do parlamentar direitista.

O evento também lançará o filme “Camponeses do Araguaia”. Contaremos com as presenças do Governador do Estado do RS, Tarso Genro; do Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo; do Presidente da Associação que representa os camponeses em questão, entre outros dirigentes políticos, lideranças e parlamentares do PCdoB.

O evento se realizará no dia 02 de maio de 2011, segunda-feira, a partir das 19h, no auditório da Faculdade de Direito da UFRGS.

Da redação local