Sem categoria

 Agenda cheia para comunistas baianos até o 1º de Maio

 Os integrantes do PCdoB na Bahia enfretam muitas atividades na semana que antecede ao 1º de Maio. Nos dias 27 a 30 de abril acontecem palestra, reuniões, atos de filiação, assembleia dos movimentos sociais, além de outros eventos organizados por parlamentares comunistas. Tudo culmina com a festa do Dia do Trabalhador que este ano será unificado entre as principais centrais sindicais.

 “A Cidade na Ótica do Marxismo” é o tema do debate que acontece na quarta-feira (27/4), 9h, promovido pela Fundação Maurício Grabois no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Federação, em Salvador. A palestrante será a professora Glória Cecília Figueiredo, presidente da Sociedade Brasileira de Urbanismo, tendo como debatedor o arquiteto e ex-deputado estadual pelo PCdoB Javier Alfaya. Parte do ciclo de debates sobre cidades, o evento tem por objetivo refletir o sentido da exclusão no espaço urbano, formação histórica, problemas atuais e perspectivas para os problemas sociais.

Já na quinta-feira (28/4), às 19h, na sede do Comitê Estadual do PCdoB, nos Barris, em Salvador, acontece a reunião de instalação da frente de luta do movimento LGBT de Salvador ( Lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). O objetivo da frente é reunir as pessoas interessadas em se engajar na luta contra a homofobia e outras formas de preconceito contra esta população. O movimento vai atuar também na defesa dos direitos dos homossexuais na Bahia, além de participar de discussões nacionais sobre o tema. Vale lembrar, que o coletivo é aberto a todos os interessados, independentemente da orientação sexual.

Na sexta-feira (29/4), será a vez do lançamento do Fórum Estadual dos Movimentos Sociais do PCdoB. O evento reunirá militantes de todas as frentes de atuação do partido nos movimentos sociais no estado, das 9h às 14h, no Sindicato dos Comerciários de Salvador, que fica na rua Francisco Ferraro, no bairro de Nazaré. Além de lideranças partidárias locais, a atividade contará com a presença da secretária Nacional dos Movimentos Sociais do Comitê Central, Lúcia Stumpf.

Também na sexta-feira, às 19h, o Comitê Distrital do PCdoB no bairro de Cajazeiras , em Salvador, realiza um ato de filiação de novos militantes. O evento acontece na sede do Distrital, localizado em Cajazeiras X, próximo a 13ª Delegacia da Polícia Civil. Para reforçar a divulgação do ato e atrair mais filiados, os comunistas vão fazer uma grande panfletagem na quinta-feira (28/4), às 18h, na Rotula da Feirinha, em Cajazeiras X.

A agenda continua no sábado (30/4), às 9h, com a Assembleia dos Movimentos Sociais do Fórum Social Mundial. O partido está convocando todas as entidades a participar desse importante evento que discutirá temas vinculados à coordenação do Forum .

No domingo, 1º de Maio, será a vez de celebrar o Dia do Trabalhador. Este ano, a seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participará de um ato unitário com a Nova Central, UGT, CGTB e Força Sindical. O ato show começa às 14h, na praça Castro Alves, no Centro de Salvador.

De Salvador,

Eliane Costa