Grupo Mazuca Da Quixaba lança CD no Terça Negra

Nesta terça-feira (26), o evento Terça Negra que acontece no Pátio de São Pedro estará recebendo o tradicional grupo Mazuca Da Quixaba que está lançando o seu primeiro CD ‘A Pisada é Essa’, às 20h.

Na ocasião, outras bandas se apresentarão, entre elas o Maracatu Porto Rico e dois grupos de afoxés de Pernambuco. O Mazuca da Quixaba tem em sua atual formação nove componentes: Joana D`arc, Mariana, Jhayanna, Vanessa, Ivan, Felipe, Edinei, Leo e Rico.

História do Grupo

O Grupo Mazuca Da Quixaba nasceu com a finalidade de resgatar fragmentos da historia oral pelos velhos mestres da jurema e misturar som a pisada do coco de terreiro. Com três anos de existência, o grupo surgiu no bairro do Pina em Recife/PE e já vem atraindo um grande número de admiradores do seu trabalho.

A Mazuca é uma tradicional dança folclórica, com rimas e batidas dos pés para acompanhar o ritmo, quase como uma manifestação dos pretos do gongo.

A Quixaba é uma planta medicinal muito usada nos terreiros de candomblé
Essa idéia nasceu de uma necessidade ligada ao paralelo singular que une o religioso e o profano, e mostra em forma de cantos, toques e danças tudo o que acontece dentro de uma cerimônia religiosa da jurema nunca jamais visto.

Através dessa iniciativa foi montado um show de palco para o público geral passa a conhecer e valorizar tais características que tanto envolvem o povo da jurema. A tradição religiosa familiar de dona Maria da Quixaba, uma das mães-de-santo mais antigas do bairro do Pina e líder espiritual do grupo, está sendo mantida nas interpretações de seus descendentes que integram o mazuca da Quixaba.

Há mais de 10 anos, nos finais das festas das cerimônias religiosas do terreiro de dona Maria que acontecem os toques de Mazuca, onde todos dançam e cantam lembrando os grandes e velhos tempos dos senhores mestres mazuqueiros da jurema. Hoje o grupo leva ao palco essa mistura de tradiçao religiosa e musical passada de geração em geração