Trabalhadores da Dambroz conquistam PPR

Mais de 300 trabalhadores da Dambroz S.A Indústria Mecânica e Metalúrgica paralisaram as atividades por quase três horas na manhã desta terça-feira, dia 26, em frente à empresa, no km 148 da BR-116. A paralisação iniciou por volta das 7h, após assembleia promovida pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.

Trabalhadores da Dambroz conquistam PPR - Claiton Stumpf

Os trabalhadores decidiram não entrar na fábrica para reivindicar a inclusão no Plano de Participação de Resultados (PPR). Por volta das 9h, a diretoria da empresa convocou os representantes dos trabalhadores para a negociação. Em pouco mais de meia hora de conversação, sindicalistas e empresários acertaram que o PPR será pago no mês de junho, bem como a empresa assinará adesão ao programa de licença maternidade de 180 dias.

O valor do PPR está sendo calculado pelos gestores da empresa, que devem apresentar a proposta na tarde desta quarta-feira, dia 27, em uma nova reunião com a diretoria do Sindicato. Os benefícios também serão estendidos aos trabalhadores da Equipamentos Mecânicos Damcar, outra unidade da Dambroz.
Para o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Lendro Velho, o resultado da negociação se deve à união dos trabalhadores que se recusaram trabalhar sem obter o benefício. "Só com a mobilização dos trabalhadores é que conseguimos avançar e conquistar benefícios e melhores condições de trabalho".

Após o anúncio da proposta aos trabalhadores, o vice-presidente colocou em votação para a assembleia a contrapartida dos trabalhadores que seria abrir mão da antecipação de parcela do 13ª prevista para o próximo mês. A proposta foi aceita por unanimidade e os trabalhadores iniciaram a jornada de trabalho, com a condição de que as horas paradas não serão descontadas do salário.

Fundada em 1ª de março de 1945, a Dambroz está estruturada em quatro Unidades de Negócio: Fundição de Ferro e Aço, Máquinas para Madeira, Perfilados em chapa de Aço e Implementos Rodoviários e conta com cerca de 300 trabalhadores.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul