João Ananias comenta situação das BRs 116 e 222 na Câmara

O Deputado Federal João Ananias (PCdoB) fez um apelo à Presidenta Dilma Rousseff para que tente resolver com maior urgência possível um problema grave que ocorre nas estradas do Ceará. "As duas principais BRs que cortam o Estado, a BR-116, que liga o Ceará ao Brasil de cá, e a BR-222, que liga o Ceará ao Brasil de lá — Piauí, Maranhão e ao Norte — , estão literalmente acabadas".

O parlamentar ressaltou que recebeu de municípios como Umirim, Forquilha, Irauçuba, Itapagé, São Luís do Curu e Croatá, distrito de São Gonçalo, e-mails reclamando que as empresas de ônibus não estão mais cumprindo o trajeto, por impossibilidade. O povo está privado inclusive do transporte coletivo nessas ditas BRs. A situação das estradas federais BRs foi tema do pronunciamento de João Ananias no Plenário da Câmara.

Confira a seguir a íntegra do discurso:

O SR. PRESIDENTE (Amauri Teixeira) – Concedo a palavra ao Sr. Deputado João Ananias.

O SR. JOÃO ANANIAS (Bloco/PCdoB-CE. Sem revisão do orador.) – Meu caro Presidente, Deputado Amauri Teixeira, do querido Estado da Bahia, Sras. e Srs. Deputados, gostaria de parabenizar a Presidenta Dilma.

Fui muito feliz na última reunião da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará — APRECE, na semana passada, quando, ansioso pela questão dos restos a pagar da prorrogação, comentei: "confio na sensibilidade da Presidenta Dilma, da mulher Dilma Rousseff. "A Presidenta não puniu os Municípios, como muitos apregoavam, e prorrogou os restos a pagar. Essa é uma grande conquista, principalmente para Municípios pequenos como os nossos, de regiões pobres como a Nordestina. Parabéns, Presidenta Dilma!

Meu caro Presidente Amauri Teixeira, venho pedir à Presidenta Dilma que tente resolver também problema grave por que passa o Ceará. As duas principais BRs que cortam o Estado, a BR-116, que liga o Ceará ao Brasil de cá, e a BR-222, que liga o Ceará ao Brasil de lá — Piauí, Maranhão e ao Norte — , estão literalmente acabadas.
É claro que isso não foi negligência do Presidente Lula — aqui ressalto essa questão. O Presidente Lula, sou testemunha disso, não só olhou e enxergou as nossas BRs como atuou decisivamente na sua recuperação. O Brasil está bem servido de estradas, com raras exceções.

O Ceará teve um problema local. O DNIT de lá teve um grave problema, que inclusive incorreu em prisões. Por conta disso, anularam licitações, o que retardou imensamente as obras. As duas BRs estão absolutamente intransitáveis, ao ponto, Deputada Benedita da Silva, de recebermos de Municípios como Umirim, Forquilha, Irauçuba, Itapagé, São Luís do Curu e Croatá, distrito de São Gonçalo, e-mails reclamando que as empresas de ônibus — no caso, a Expresso Guanabara e a FretCar — não estão mais cumprindo o trajeto, por impossibilidade. O povo está privado inclusive do transporte coletivo nessas ditas BRs!

Portanto, quero fazer um apelo ao Ministro Alfredo Nascimento e à Presidenta Dilma, porque ela sabe o quanto isso penaliza os condutores, os proprietários de veículos, principalmente os caminhoneiros, categoria que sofre, neste Brasil continental, estrada acima, estrada abaixo, carregando as cargas.

Infelizmente, neste País, num crime de lesa-pátria, no passado, aboliram as ferrovias, deixando como única alternativa para o transporte de cargas as rodovias. Além da distância, do maior custo, também há o desgaste das estradas brasileiras. Mas, infelizmente, isso é realidade. Precisamos recuperar as nossas estradas, para garantir aos caminhoneiros esse transporte, porque, além do prejuízo material em seus caminhões, em seus veículos, há o estresse. É um trabalho estressante. Além dos riscos habituais nas estradas, há o risco de assaltos, porque a velocidade é menor. E os assaltos têm ocorrido com mais frequência! Sem falar de toda a amolação de se ter de conduzir em meio a crateras, como hoje se encontram essas duas BRs.

Portanto, quero fazer um apelo, em coro com demais representantes do meu Estado que daqui também falaram, para que se amenize, o mais rápido possível, o sofrimento do povo do Estado do Ceará e de outras regiões do País que transitam por essas BRs.
Agradecendo à nossa Casa por me dar a oportunidade de externar uma questão tão importante para o meu Estado, apelo veementemente para que o Ministro Alfredo Nascimento busque resolver um problema que já revolta o nosso povo. Já há movimentos de paralisação, não só temporária. Há algumas propostas de paralisação definitiva, para chamar a atenção para um problema que até agora não está resolvido.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Roberto de Lucena) – Quero cumprimentar o Deputado João Ananias pelo seu pronunciamento contundente, brilhante.


Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB)