PCdoB será homenageado no Pará

A Assembléia Legislativa do Estado do Pará fará homenagem ao Partido Comunista do Brasil pelos seus 89 anos, através de Sessão Especial no Auditório João Batista a partir das 9:00 horas na próxima segunda-feira (02 /05) . O evento foi aprovado pelos parlamentares presentes em sessão plenária ordinária e foi requerimento de autoria do deputado estadual Cássio Andrade do PSB paraense.

89 anos do PCdoB

Historia de Luta do PCdoB

Fundado em 28 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Nasceu das primeiras greves operarias no Brasil com influência do ideário marxista leninista. Viveu grande parte de sua vida na clandestinidade.

Em 1962, enfrentou o oportunismo de direita no seio da organização e rompeu com o revisionismo. Reorganizou-se, adotando a sigla  PCdoB, e realçou sua marca revolucionária.

A trajetória dos comunistas e de seu Partido no Brasil é incontestável, são diversas as lutas e batalhas travadas pela organização: greves operarias, luta pelo desenvolvimento, enfrentamento à ditadura militar com a Guerrilha do Araguaia, luta pelas diretas e pela soberania. São acontecimentos que forjaram a disciplina e a combatividade de seus militantes e quadros. A história de luta dos comunistas se confunde com a história do povo brasileiro.

Com a conquista da legalidade em 1988, o PCdoB vive um dos períodos mais rico de sua construção. Reafirmando a teoria científica marxista-leninista, o Partido busca desenvolê-la criativamente e aplicá-la de acordo com a realidade brasileira, levando em conta suas peculiaridade e cultura.

Pratica o principio do centralismo democrático, estimulando o debate e a livre expressão de seus militantes e filiados. Dessa forma constrói as orientações partidárias.

Sob a direção de seu centro dirigente toma as decisões que são válidas para todos, subordinando o interesse individualao coletivo. Assim se construiu o PCdoB durante estes 89 anos.

Hoje o PCdoB participa do governo popular da presidenta Dilma, através do Ministério do Esporte e luta pelo êxito desse governo, no sentido de avançar na democracia e conquistar um Brasil soberano e desenvolvido, com inclusão social e valorização do trabalho.

Na última eleição o PCdoB conquistou 15 vagas na Câmara  dos Deputados e possui dois senadores da Republica, além de mandatos estaduais e centenas de vereadores em todo Brasil.

De Belém,
Moisés Alves