PCdoB Bahia lança Fórum Estadual dos Movimentos Sociais

Representantes das frentes de luta em que o PCdoB tem atuação na Bahia participaram na manhã desta sexta-feira (27/4), em Salvador, do lançamento do Fórum Estadual dos Movimentos Sociais do PCdoB. O evento foi realizado no Sindicato dos Comerciários, em Nazaré, e contou com a participação da secretária nacional de Movimentos Sociais do PCdoB, Lúcia Stumpf, e do secretário estadual, Geraldo Galindo, além de outras lideranças políticas e partidárias.

Lançamento do Fórum Estadual dos Movimentos Sociais do PCdoB-BA

“O Comitê Central elencou uma série de frentes em que o partido deve ter atuação. Aqui na Bahia, o partido conseguiu reunir neste plenário, representantes de quase todas as frentes. Esta foi uma reunião muito positiva porque instalamos o Fórum Estadual dos Movimentos Sociais e também o Fórum de Salvador. A partir de agora, nós vamos nos reunir com os coordenadores e responsáveis pelos movimentos sociais com regularidade, para unificação das lutas e elaboração de políticas públicas para estas frentes. Então é um momento muito importante para nós”, avaliou Geraldo Galindo.

Estavam presentes no evento, representantes das seguintes frentes: esporte, sindical, juventude, mulher, comunitário, direitos humanos, anti-racista, direitos do consumidor, ambientalista, LGBT, solidariedade internacional, educação, criança e adolescente, cultura e economia solidária.

Protagonismo nacional

Lúcia Stumpf também fez questão de ressaltar a importância que os movimentos sociais tem para o PCdoB. “Os movimentos sociais ganham relevância e tem ganhado cada vez mais atenção por parte da direção do partido, porque precisa ser uma frente organizada e sensível do PCdoB, uma frente que congregue e conquiste novos militantes para o partido, que precisa crescer para alcançar o tamanho dos desafios que se propõe a cumprir”, disse.

“Os movimentos sociais atuam de forma central na divulgação do PCdoB. É a partir dos movimentos sociais que as lideranças conhecem e se filiam ao partido; é a partir dos movimentos sociais que a gente tem um diálogo bastante efetivo com o povo e são os militantes dos movimentos sociais que precisam traduzir o programa socialista do PCdoB para o conjunto da população brasileira, que precisa ganhar o povo para a luta em defesa das reformas democráticas e precisa, dessa forma, fazer com que o PCdoB tenha um papel mais decisivo na construção deste Brasil mais democrático que a gente tem lutado para construir”, acrescenta a secretária nacional dos Movimentos Sociais.

Frente LGBT

Dando continuidade á política do partido de fortalecer sua atuação nos movimentos sociais, o PCdoB realizou na noite da última quinta-feira (28/4), a primeira reunião da frente LGBT. Do encontro, realizado na sede dos Barris, surgiram idéias muito interessante sobre a estruturação da frente, como a realização de seminários para debater concepções sobre o movimento, participação nos eventos relacionados ao público na cidade e em movimentos nacionais.

O público marcará em breve uma nova reunião para discutir um documento nacional, entrar no mérito do assunto e discutir as perspectivas da frente, bem como a atuação do PCdoB nos movimentos de luta contra a homofobia e outras formas de preconceito contra a livre orientação sexual das pessoas. Os interessados em participar na frente LGBT devem procurar o secretário de movimentos sociais do PCdoB, Geraldo Galindo, na sede do PCdoB.

De Salvador,
Eliane Costa