Sem categoria

1º de Maio Unificado tem ato político e shows na Barra Funda

Neste domingo (1º), as Centrais Sindicais (Força Sindical, UGT, CGTB, Nova Central e CTB) comemoram o 1º de Maio Unificado, com a presença de diversas autoridades, entre as quais o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Acompanhe a programação completa do 1º de Maio Unificado ao fim desta matéria.

A comemoração ocorre na avenida Marquês de São Vicente, entre os viadutos Pompéia e Antártica, na Barra Funda, zona oeste da capital paulista. A festa que tem como tema “Desenvolvimento com Justiça Social” teve início às 7 e vai até as 18 horas. 20 carros serão sorteados e ocorrem shows gratuitos com artistas consagrados, entre eles, Cesar Menotti e Fabiano, Amado Batista, Luan Santana Bruno e Marrone, Daniel, Jorge & Matheus, Victor e Léo, Edson, Lucas e Luan, João Bosco e Vinicius, e Maria Cecília e Rodolfo.

“Este evento é importante para dialogarmos com os trabalhadores e aprovarmos nossas bandeiras de luta”, define o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. O sindicalista também adianta que as centrais sindicais vão lançar durante o ato uma jornada de luta junto com os movimentos sociais.

Importância da Unidade

Sobre o 1º de Maio deste ano, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), Wagnrer Gomes é enfático: "para nós, a unidade das centrais faz toda a diferença". Wagner falou em vídeo da TV Sindical sobre as pautas que vêm unificando a luta das centrais no último período.

As bandeiras de luta são: redução da jornada de trabalho sem redução de salários, fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias, valorização do salário mínimo; trabalho decente, igualdade entre homens e mulheres, valorização do serviço público e do servidor público, reforma agrária, educação e qualificação profissional, redução da taxa de juros e regulamentação da terceirização.

CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também realiza atividades neste 1º de Maio, separada das demais centrais. Enquanto o 1º de Maio Unificado se concentra na pauta nacional das centrais, as atividade spromovidas pela CUT abordam o tema da integração Brasil-África. Veja aqui a programação completa.

Da redação, com Força Sindical, CUT e TV Sindical