Belém é a maior geradora de empregos do Pará

Belém teve saldo positivo de empregos formais chegando a 15 mil postos de trabalhos nos últimos 12 meses. Segundo o balanço feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pa), com dados oficiais do Ministério do Trabalho, a capital do Pará continua sendo a maior geradora de empregos formais do estado.

Carteira de Trabalho

Apesar do decréscimo de 0,42% no mês de março, o primeiro trimestre deste ano encerrou em crescimento. Nos três primeiros meses deste ano, foram feitas 25.887 admissões e 25.322 desligamentos, gerando um saldo positivo de 565 postos de trabalhos. O crescimento foi de 0,23%.

De abril de 2010 à março de 2011, Belém teve um aumento de 6,61% na geração de empregos. Os últimos 12 meses terminaram com um saldo positivo de 15.379 postos de trabalhos.

Ainda de acordo com a análise dos dados efetuada pelo Dieese/Pa, quase todos os setores econômicos da capital apresentaram saldos positivos de empregos. A exceção ficou por conta do setor da agropecuária. Já o setor que apresentou a maior geração de empregos foi o de serviços.

Norte

O Dieese/Pa mostra também que nos últimos 12 meses todas as sete capitais dos estados da região Norte apresentaram crescimento na geração de empregos formais. Manaus (AM) foi quem apresentou a maior geração de empregos formais, com saldo positivo de 32.031 postos de trabalhos; seguida de Porto Velho (RO); Belém (PA); Palmas (TO); Rio Branco (AC); Boa Vista (RR); e Macapá (AP).

Fonte: Dieese/PA.