Sem categoria

Chanceler venezuelano propõe congresso regional de trabalhadores

Com o objetivo de aprofundar o socialismo e consolidar a unidade da classe trabalhadora, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu, nesta terça-feira (03), que os trabalhadores da região convoquem um Congresso Latino-Americano e Caribenho.

"A proposta é organizar, em meados deste ano, no âmbito do plano para comemorar os 200 anos de independência, um Congresso Latino-Americano e Caribenho de centrais sindicais, correntes, forças de trabalhadores de todo o continente", disse ele, no encerramento do Primeiro Encontro de Trabalhadores Socialistas da Cidade e do Campo.

A declaração de Maduro se insere no Plano de Ação do mencionado evento, que contou com mil delegados de todo o país, representando 28 federações sindicais nacionais, assim como quatro frentes campesinas, uma frente de pescadores e trabalhadores de empresas socialistas recuperadas, em escala nacional.

Foi igualmente acordado realizar no nosso país este mês um dia de solidariedade contra a intervenção de potências estrangeiras na Líbia e outras nações da África e do Oriente Médio.

Os trabalhadores também se comprometeram a participar da 4º Encontro Sindical de Nossa América (ESNA), programado para se realizar em julho, em Manágua, Nicarágua.

O Primeiro Encontro de Trabalhadores Socialistas da Cidade e do permitiu construir uma nova estrutura para promover o modelo de produção social, lutar contra a especulação e a promoção de leis baseadas em princípios socialistas, de acordo com informação divulgada pelo portal do Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores.

Fonte: Prensa Latina