FENAJ fecha parceria com o deputado Delegado Protógenes

O presidente e o diretor da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), Celso Augusto Schroder e José Carlos Torves, estiveram reunidos com o Deputado Federal Delegado Protógenes (PCdoB-SP) para pedir apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna novamente obrigatório o diploma para o exercício da profissão de jornalista. Schroder afirmou que a Carta Maior precisa dar à comunicação as mesmas garantias concedidas à educação e à saúde no Brasil

O presidente da FENAJ pediu a audiência com Protógenes para também conhecer o Projeto de Lei 1078 de 2011 que federaliza os crimes contra os jornalistas. O deputado defende que a imprensa seja considerada um pilar da democracia e, para isto, os crimes precisam de uma investigação realizada por uma polícia isenta e sem a influência de poderes coronelistas locais. Com a federalização dos crimes contra jornalistas a Polícia Federal passa a ser responsável pela investigação e a Justiça Federal o foro adequado para o julgamento.
O deputado Delegado Protógenes propôs a realização de audiências públicas para discutir o projeto já apelidado pelos jornalistas de Lei Tim Lopes, repórter morto por traficantes no Rio de Janeiro em 2002. Schroder declarou que a FENAJ apóia a proposta e se comprometeu a participar da organização das audiências públicas.

Fonte: Assessoria de imprensa