PCdoB Bahia convoca Encontro Estadual sobre Questões de Partido

A direção estadual do PCdoB convoca presidentes, secretários e secretárias de Organização e demais dirigentes para o 1º Encontro Estadual sobre Questões de Partido, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares, em Salvador. Na pauta, a importância da organização e estruturação partidária para os novos desafios do partido, diante do momento político no Brasil e na Bahia.

- PCdoB-BA
O Encontro é parte de um esforço de debate que a direção nacional do PCdoB está fazendo, como desdobramento do 7º Encontro Nacional sobre Questão de Partido, realizado em abril, em São Paulo. O objetivo é chamar a atenção para as questões relativas à estruturação partidária para o enfrentamento dos desafios políticos da atualidade. Ou seja, dos fenômenos novos que estão acontecendo, em face da nova realidade política que o país está vivendo e que a luta revolucionária pelo socialismo no mundo também está vivendo, isto com consequências para a organização partidária.
Leia também

“São novos fenômenos de disputas internas, de redução de militância, que são desafios que nós precisamos superar, porque nós estamos em um quadro de acumulação de vitórias no conjunto do país e particularmente na Bahia, com vitórias eleitorais importantes, vitórias no movimento social, com crescimento da participação do partido no movimento social e que precisamos preparar a organização interna, a estrutura partidária e a militância para este novo quadro que nós estamos vivendo. Porque sem um partido organizado e estruturado todas estas vitórias são muito fugazes. São vitórias temporárias, que podem, inclusive, se não forem alicerçadas por um partido unido e militante, fazer com que até o partido se descaracterize, enquanto um partido de luta pelo socialismo”, ressaltou o secretário de Organização e vice-presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães.

Segundo Magalhães, o Encontro vai reforçar o caráter da militância e da unidade partidária, principalmente com base na preparação dos quadros, de uma nova política de preparação de quadros, e do fortalecimento dos comitês municipais. “Este encontro, portanto visa a mobilização. Temos como meta trazer 200 comitês municipais para participar do encontro, o que significa quase 2/3 dos comitês existentes no partido hoje, com ênfase nos municipais pólos regionais. Nós queremos fazer uma grande mobilização. A partir deste encontro, nós vamos desdobrar nas conferências municipais, preparando o partido para os novos projetos políticos que devem ser enfrentados em 2012 e 2014 e no crescimento e estruturação melhor do partido no estado da Bahia”, disse.

O 1º Encontro sobre Questões de Partido é aberto para a participação de qualquer militante do partido, mas o público alvo são os presidentes e secretários de Organização dos municipais. “Esperamos reunir cerca de 300 pessoas no encontro, que será um grande momento de debate. O evento terá uma estrutura de funcionamento diferente com uma abertura com a apresentação dos elementos da pauta do encontro: que são os novos desafios do partido e o momento político. Isto no sábado. Na parte da tarde, nós vamos nos dividir em grupo para debater a carta compromisso do 7º encontro do partido, debatendo como materializar esta carta na Bahia, levando em consideração nossas particularidades e desafios. No domingo pela manhã, nós encerraremos, já com o lançamento de alguns elementos novos, inclusive de mídia da Organização partidária e apresentando o relatório da discussão do grupo e a partir daí, nós estaremos dando um grande impulso para a organização partidária na Bahia”, informa o secretário estadual de Organização do PCdoB.

De Salvador,
Eliane Costa