Sem categoria

Líbia critica campanha midiática; bombardeios da Otan continuam

A Líbia desqualificou informações jornalísticas sobre um suposto complô de chefes tribais e qualificou como “pirataria” financiar a rebelião armada com fundos congelados para o governo, enquanto o país segue submetido aos bombardeios da Otan.

As autoridades líbias reagiram com indignação às versões divulgadas pela imprensa em relação aos dois mil líderes de 850 tribos bereberés e beduínas do país se uniram na última quinta-feira contra o líder Muamar Kadafi e asseguraram que foi um encontro para demonstrar apoio e lealdade.

Um porta-voz especial declarou aos jornalistas que os chefes tribais se reuniram por iniciativa própria para expressar apoio a Kadafi, ainda que fontes rebeldes tenham negado e afirmado que se tratou de uma montagem.

Para o líder Khamada Al-Maghrebi, as tribos recusam qualquer interferência estrangeira mal intencionada para solucionar o conflito armado. Al-Maghrebi lembrou que o povoado “la Jamahiriya vivia com tranqüilidade, segurança e estabilidade. A discórdia veio de fora e destruiu nossa pátria. Nossos problemas internos podem ser resolvidos internamente”.

O vice-chanceler líbio, Khaled Kaim, denunciou durante uma coletiva de imprensa que “todo uso dos ativos congelados é como se fosse uma pirataria em alto mar”, já que os rebeldes “não são uma entidade legal, nem um país”.

Kaim acrescentou ainda que a Líbia não está dividida em virtude de um referendo ou uma resolução da Onu, por que “destinar dinheiro embargado para financiar a oposição” é ilegal, “se ficamos calados frente a isso, penso que estaremos vivendo em uma selva”, afirmou.

Os 22 países membros do chamado Grupo Internacional de Contato para a Líbia concordaram nesta quinta-feira que Roma deveria desbloquear pelo menos 30 milhões dos 165 dólares que se estima estarem congelados pelo governo para entregá-los ao opositor Conselho Nacional de Transição.

O vice-ministro de Relações Exteriores reafirmou que colocar nas mãos dos rebeldes esses valores desestimularia países ricos a investir no exterior por medo de que seu dinheiro seja confiscado e cedido a grupos rebeldes ao primeiro sinal de distúrbios internos.

Por outro lado, distintas fontes afirmaram que a aviação da Otan intensificou desde as últimas horas da última quinta-feira os bombardeios sobre a capital, a cidade de Mistarah e Sirte, terra natal de Kadafi.

De fato, um funcionário governamental assegurou que os aviões da Otan “romperam a barreira do som” ao sobrevoar próximo a zona onde a conferência das tribus líbias estava ocorrendo.

Os rebeldes mantiveram o controle do oriente do país e alguns pontos do oeste, incluindo Misratah e o povoado Nalut, que nesta quinta-feira foi atacado pelo Exército para cortar as vias de abastecimento do movimento insurgente.

Fonte: Prensa Latina