Sem categoria

Senadora anuncia propósito de combater tráfico de pessoas

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) elogiou o Senado pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas. “Essa CPI não deve só fazer o diagnóstico do problema, mas embasar mudanças legislativas e cobrar políticas públicas urgentes de combate a esse crime”, afirmou.

Segundo ela, que preside a comissão, esse crime "bárbaro" movimenta cerca de US$ 30 bilhões ao ano no mundo e seus agentes se aproveitam para explorar, principalmente, jovens em situação de fragilidade econômica e social.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) já revelavam, em 2005, o tráfico de 2,5 milhões de pessoas ao redor do mundo. Ainda pelo levantamento citado pela senadora em discurso no Plenário, nesta sexta-feira (6), 43% dessas vítimas eram alvos de exploração sexual, enquanto 32% se enquadravam em outros tipos de exploração econômica, como o trabalho escravo.

Um dos focos da comissão, proposto pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que foi indicada relatora da comissão, será a avaliação do Plano Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, implementado de 2006 a 2010.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu o apoio de autoridades federais e estaduais aos trabalhos dessa CPI, que deverá ter um link no site do Senado Federal para receber denúncias e sugestões de políticas para combater esse crime.

Fonte: Agência Senado