Sem categoria

Guerra na Líbia registra intensos combates em Misrata

A terceira maior cidade da Líbia, Misrata, foi palco no último fim de semana (7 e 8) de combates entre tropas do governo e integrantes da oposição ao governo do presidente Muamar Kadafi.

Os embates ocorreram na região do porto da cidade,onde foi registrada uma nuvem de fumaça preta, que saiu dos tanques de combustíveis, e o lançamento de bombas.

As tensões aumentaram na cidade, depois que o governo de Kadafi acusou as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de matar civis em um ataque aéreo contra áreas residenciais de Misrata.

Há cinco semanas, a Otan comanda operações militares na Líbia, na tentativa de pressionar Khadafi a abrir mão do poder. Os ataques foram autorizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de proteger as populações civis na zona de exclusão aérea.

Apesar desse proclamado objetivo, são os bombardeios da Otan que têm causado mortes de civis e destruição de infraestruturas.

Nos recentes ataques, segundo a Otan, foram destruídos 16 depósitos de munição, cinco tanques e veículos militares. Paralelamente, Kadafi ofereceu às forças de oposição um acordo que inclui a anistia para os que se renderem.

Na semana passada o Grupo de Contato sobre a Líbia reuniu-se em Roma. Com a participação das principais potências agressoras – Estados Unidos, França e Reino Unido – o Grupo de Contato decidiu enviar ajuda econômica e militar à oposição armada pró-ocidental.

Com agências