Convite: Oficina de Formação do CEBRAPAZ-ES

O CEBRAPAZ em convênio com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República convida para participar da “OFICINA DE FORMAÇÃO DO CEBRAPAZ”.

Paz

O CEBRAPAZ em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República irá dar início á operacionalização de oficinas de formação em 13 (treze) Núcleos do CEBRAPAZ nos Estados.

O Projeto “Balcão de Direitos – Construindo uma Cultura de Paz” compreende a execução das 13 Oficinas de Formação e 01 Seminário Internacional, além da produção de material bibliográfico e audiovisual sobre a temática.

CARGA HORÁRIA
A oficina de formação tem carga horária total de 16 horas. Serão executadas em 02 (dois) dias, 14 e 15 de maio de 2011.

CERTIFICADO
Será dado certificação de participação para os participantes que assinaram as listas de presença nos 02(dois) dias da oficina de formação.

GRADE CURRICULAR
A grade curricular da formação é composta por 8 Módulos Temáticos de 2 horas

Módulo 1
História da Luta pela Paz
Histórico do Conselho Mundial da Paz e do Cebrapaz. A luta pela Paz no mundo e no Brasil de modo organizado, desde 1949l. A visão de Paz como Direito Humano. Exemplos de ações.
2 horas

Módulo 2
Sociabilidade
Valores Humanos e Respeito ao PróximoValores para a boa convivência em sociedade. Em todas as circunstâncias: casa, com vizinhos, amigos, colegas, na busca da Paz e do direito alheio
2 horas

Módulo 3
Inclusão Legal
A Justiça é dos mais fortes. Como mudar isso e ampliar a sua ação p/atender os mais fracos. Atitudes para conseguir a inclusão. Meios para isso, advogados, MP e entidades.
2 horas

Módulo 4
Polícia e Cidadania
O papel das polícias. O cidadão e a polícia, relações e conflitos. Experiência do Rio. Policiais corruptos, como lidar com eles. Legislação.
2 horas

Módulo 5
Paz, Direitos Humanos e Mídia – Meios de comunicação e a Cultura da Paz e de Desigualdade. A quem serve a grande mídia. Como quebrar o monopólio. Meios alternativos.
2 horas

Módulo 6
Diversidade Social e Racial
Negro, índio, caboclo, deficiente físico, pobre, rico. O princípio da Igualdade na ONU e na Constituição Brasileira. O que é feito e o que fazer para pôr fim à discriminação.
2 horas

Módulo 7
Estrangeiros: Os de Fora Aqui e Nós Lá Fora
A tradição brasileira de receber estrangeiros, desde D. Pedro II. Hoje, os vizinhos latinos, os asiáticos, o trabalho semi-escravo. Ações.
2 horas

Módulo 8
Avaliação e Balcão de Ações
Dinâmica de grupo com avaliação da metodologia construída e propostas de ações para dar seguimento ao programa.
2 horas

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO

O Curso será realizado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado do Espírito Santo – Sindialimentação, situado à Estrada Jerônimo Monteiro, 1732, Glória, Vila Velha. CEP: 29.101.100
Telefax: 3339.5027, em frente à Chocolates Garoto, ao lado da Igreja Católica da Glória.

MATERIAL DIDÁTICO
Os participantes receberão 01 apostila, 01 kit aluno contendo 01 bloco de anotações, 01 caneta e 01 pasta. Além de textos e folders com a programação.

ALIMENTAÇÃO
O Projeto viabilizará coffee breack (manhã e tarde) nos 02(dois) dias de realização da Formação.

Fonte: Cebrapaz ES