Campanha de sindicalização tem boa aceitação nas redações

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) deu início, na semana passada, à campanha de sindicalização nas empresas. Foram visitadas as redações dos jornais O Estado (3/05), Diário do Nordeste (4/05) e O Povo (5/05). Além das sindicalizações, foram feitas pré-sindicalizações de estudantes, atualização cadastral e pedidos de carteira de jornalista emitida pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

A campanha "Em legítima defesa, sindicalize-se" esclarece o que é o Sindicato, como funciona, que funções ele cumpre e como é mantido, ressaltando a importância da sindicalização para a defesa dos direitos do trabalhador e para a força da categoria no enfrentamento do patronato. A visita às redações prossegue nos meses de junho e julho. Nesta fase inicial, os dados são recolhidos na ficha de filiação e, posteriormente, os documentos serão anexados. Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito do trabalhador e um verdadeiro exercício de cidadania.

No jornal o Estado, a diretora do Departamento de Assessoria de Imprensa, Ângela Marinho, integrante da Comissão de Ética do Sindjorce, participou da campanha.No jornal Diário do Nordeste,estiveram presentes Evilázio Bezerra (diretor Executivo) e Telma Costa, integrante da Comissão de Ética e coordenadora do Departamento de Aposentados.

No O Povo, a campanha de sindicalização contou com a presença dos diretores Mirton Peixoto (Ação Sindical), Francisco Ferreira Gatto (Conselho Fiscal), Salomão de Castro (delegado da Fenaj e coordenador regional do GT do Diploma) e Rafael Mesquita (coordenador do FNDC e diretor do Departamento de Juventude).

Para o presidente do Sindjorce, Claylson Martins, esta é uma forma de levar serviços importantes do sindicato para os profissionais interessados em fazer parte da instituição. "A receptividade tem sido muito boa e vamos ampliar a campanha para as assessorias de imprensa", afirma.

Fonte: Sindjorce