Sem categoria

Reforma Política: Renato Rabelo alerta para perigo de retrocesso

O auditório da sede do PCdoB/DF ficou lotado na tarde desta terça-feira (10) com a reunião de prefeitos e vereadores do PCdoB com o presidente nacional do partido, Renato Rabelo. O tema do encontro foi a proposta de Reforma Política em debate no Congresso Nacional. "Existem muitas propostas em debate hoje no Parlamento, e muitas delas representam um grande retrocesso para nossa democracia", destacou Rabelo.

Ele combateu, especialmente, a ideia já aprovada na Comissão de Reforma Política do Senado Federal que decreta o fim das coligações proporcionais. Renato reafirmou que esta proposta é protagonizada pelos chamados grandes partidos com o objetivo de reduzir as bancadas dos pequenos e médios partidos políticos no Congresso Nacional. Lembrou que a recente decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal valorizou o recurso das coligações como um direito legítimo e constitucional que os partidos têm no Brasil.

O presidente se referiu também às propostas de criar os chamados "distritões" e "além disso, começa a aparecer a proposta de mesclar o financiamento público com o privado, ou seja aprofundando ainda mais o peso do poder econômico na disputa".

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) também participou do encontro e destacou a necessidade de se mobilizar a sociedade contra os "frankensteins" que podem surgir: "A mistura de propostas e projetos, pode tornar o processo confuso e o resultado distante da vontade dos eleitores", destacou o parlamentar.

Por fim, Renato Rabelo debateu a proposta defendida pelos comunistas no Congresso: "Queremos o financiamento público, pois reduz o peso do poder econômico no processo eleitoral, defendemos também a lista pré -ordenada, pois fortalece os partidos, em suma, defendemos um novo sistema, mais avançado e democrático", afirmou o líder comunista.

Participaram da reunião prefeitos, prefeitas, vereadoras e veradores de todas as regiões do país.