Sem categoria

Flamenguistas demonstram ódio contra nordestinos no Twitter

Pelo menos dois torcedores do Flamengo recorreram a palavras preconceituosas em relação aos nordestinos, em seus comentários publicados no Twitter, na noite de quarta-feira (11). Os insultos ocorrem durante os momentos finais da partida entre o rubro-negro da Gávea e o Ceará, jogo de volta válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. Com o empate por 2 a 2, em Fortaleza, o Flamengo foi eliminado da competição.

“Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça”, escreveu uma torcedora que se identifica no microblog como Amanda Régis (@_AmandaRégis). Minutos antes, Amanda já havia publicado outros comentários como: “Esse povinho falando do meu time, são tudo uns mal amados, invejosos!!!”.

Outros comentários de cunho preconceituoso partiram do torcedor que se identifica como Lucian Farah (@lucianfarah77). Em três publicações ele diz: “Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo .. nordestinos burros!”; “Ei, nordestinos, eu quero eh que vcs se fodam, fmz? seus nordestinos filhos da puta”; e “Só vim no twitter falar o qnto os NORDESTINOS é a DESGRAÇA do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa”.

As tuitadas dos torcedores do Flamengo provocaram uma enxurrada de comentários no Twitter durante a madrugada desta quinta-feira. As hashtags, ou palavras-chave com os assuntos mais comentados do microblog, durante a madrugada foram “Amanda Regis”, “#orgulhodesernordestino” e “Nordestinos”.

Muitos partiram para a ofensa contra os torcedores e outros mostraram orgulho por serem oriundos da região. Por outro lado, também, muitos cumprimentaram e apoiaram a vitória e a classificação do time cearense.

Caso Mayara Petruso

Em outubro de 2010, após a confirmação da vitória de Dilma Rousseff como presidente da República, a estudante de direito Mayara Petruso sugeriu no Twitter que, para fazerem “um favor a SP”, um nordestino deveria morrer afogado. Essa atitude acabou desencadeando uma onda de manifestações de ódio contra nordestinos.

Por causa de suas opiniões, a estudante foi demitida do escritório de advocacia no qual estagiava. A ONG Safernet — que recebe denúncias sobre violações dos direitos humanos na internet — recebeu mais de 800 denúncias contra Mayara. O Ministério Público Federal chegou a receber uma acusação contra 1.037 internautas acusados de praticar racismo e apologia a crimes contra a vida.

Da Redação, com informações do Estadão.com