Sem categoria

Ministros debatem futuro da energia na América Latina e no Caribe

Ministros de energia de mais de 30 países latino-americanos e caribenhos se reunirão nesta quinta-feira (12) em Caracas, Venezuela, para discutir perspectivas comuns em matéria de cooperação e desenvolvimento sustentável.

O encontro, que deverá levar toda a parte da manhã, será a primeira reunião de titulares desse setor rumo a Reunião da América Latina e Caribe sobre a Integração e Desenvolvimento, segundo informações de imprensa para a empresa petroleira estatal PDVSA.

De acordo com o previsto, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Também estarão presentes países representantes da Comunidade do Caribe (Caricom).

Essa jornada faz parte de uma série de encontros que antecede, a reunião presidencial prevista para o próximo mês de julho em Caracas com o objetivo de marcar o nascimento da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), organismo de integração regional que não inclui os Estados Unidos e o Canadá.

A reunião coincide com o 6º Conselho Ministerial Extraordinário de Petrocaribe, programa energético que o governo venezuelano desenvolve com os estados da Caricom para o fornecimento de petróleo sob termos preferenciais.

O convênio compreende ainda o uso eficiente desses recursos e programas de cooperação tecnológica, capacitação e desenvolvimento de infraestrutura energética, aproveitamento de fontes alternativas, como as energias eólia e solar.

Fonte: Prensa Latina