João Ananias repudiou manifestações preconceituosas na Internet

Comentários contra nordestinos feitos na internet ocorreram logo após o jogo do Ceará x Flamengo no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Durante sessão na última sexta-feira, 13, o Deputado Federal João Ananias (PCdoB), que pela segunda vez presidiu os trabalhos no Plenário, também ocupou a Tribuna. Ele repudiou os comentários preconceituosos contra os nordestinos divulgados pelas redes sociais após o jogo do Ceará com o Flamengo pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, 11, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Confira o discurso feito no plenário da Câmara Federal na última sexta-feira, 13.

Sr. Presidente, Sras. e Sres. Deputados

Ontem após a fala do Deputado Francisco Escobar do PMDB/MA, que manifestou sua indignação após ver comentários profundamente preconceituosos postados no Twitter contra os Nordestinos, por alguns torcedores do Flamengo através do “estadão.com.br”. Eu também como Nordestino não podia deixar de manifestar-me contra essas aberrações neonazistas emanadas por esses “Espíritos de Porco”. Precisamos debater essas atitudes que vêem se repetindo, demonstrando claramente racismo, preconceito inaceitável, homofobia e outras formas de violência.

Então vejamos: Amanda Regis, assim postou no, seu Twitter: “esses Nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça”. Um outro que se identifica como Lucian Farah (@lucianFarah77) diz: “acho que eh soo…bando de viado que roubaram esse jogo…nordestinos burros”(sic)” E nordestinos,e quero eh que vcs se fodam ,fmz? seu nordestinos filho da puta”(sic)””só vim no Twitter falar o qnto os NORDESTINOS e a DESGRAÇA DO BRASIL…pqp! bando de gnt retardada que acham qe sabe de alguma coisa”.

Além do meu mais veemente repúdio a esse tipo de postura, não que isso nos rotulem ou nos diminuam, pois somos cientes que as secas, a desigualdade inter-regionais que empurraram milhares de conterrâneos a sofridos desterros muitas vezes como única alternativa, isto também transformou-nos em pessoas mais humildes e mais solidarias, talvez por conhecermos melhor o sofrimento.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, não com sentimento de vingança ou retaliação, mas para que possa servir de forma didática a esses neonazistas e a juventude para que jamais trilhe esses caminhos tortuosos, apresentei requerimento à Comissão de Direitos humanos da Câmara dos Deputados solicitando à Deputada Manuela D’ávila e seus demais componentes, providências dentro do escopo da Lei.

Anexo ao requerimento apresentado consta cópia impressa das manifestações citadas através do Twitter, e finalizo minha fala cumprimentando os Jornalistas Ricardo Valota, Cido Coelho, além do próprio Estadão, pela divulgação da matéria, que propiciou à sociedade tomar conhecimento desses absurdos e insanidades.

Além da inclusão nos anais desta Casa, rogo para, que se proceda o encaminhamento solicitado por mim.

Era só Sr. Presidente.

Peço que meu pronunciamento passe a constar nos anais dessa casa.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias – PCdoB/CE