Profissionais de enfermagem recebem novo setor de atendimento

No dia 12, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) entregou o novo andar de atendimento aos profissionais da área. Trata-se de um momento especial para os enfermeiros, que acompanham o trabalho que a atual direção vem desempenhando desde a junta interventora, em 2008.

ana

A partir de agora, a enfermagem do Rio de Janeiro tem de volta um merecido tratamento, digno e de qualidade, esperado por quase 20 anos. Romperam a fita de inauguração, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri; o presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus; a deputada estadual do PCdoB, que presidiu a junta interventora, Rejane de Almeida; e a presidente da Aben/Seção Rio de Janeiro, Sônia Alves.

Outro momento empolgante foi durante o discurso do presidente do Cofen, que teve um papel fundamental no processo de intervenção do Conselho Estadual e que falou sobre a intervenção feita pelo Cofen. Ele destacou a nomeação de um grupo de sete mulheres – enfermeiras, técnicas e auxiliares -, que assumiram a direção da autarquia e iniciaram o trabalho que, hoje, todos estão podendo comemorar:

"Há três anos, lembro de todo o processo de intervenção que esta casa passou, onde um grupo de sete mulheres, profissionais de enfermagem, que juntas demonstraram sua coragem, força e determinação no enfrentamento a todos aqueles que não queriam que esta autarquia fosse devolvida a enfermagem do Rio de Janeiro. É muito gratificante participar de um momento como este, quando temos a certeza de que fizemos o que era certo, confiando nas pessoas certas. Meus parabéns a todos que estão aqui presentes e que participaram direta ou indiretamente desta luta".

A presidente da Aben-RJ, Sônia Alves, também falou do momento de intervenção e de todo o trabalho que o atual Conselho vem desenvolvendo em defesa da categoria, recuperando a confiança e valorizando a enfermagem fluminense.

Diretores e assessores do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro também prestigiaram o evento. A presidente, Monica Armada, aproveitou a oportunidade e anunciou também o novo espaço de formação e capacitação da enfermagem, inaugurado na semana passada, no Centro do Rio: "Além desta conquista, temos também que comemorar o novo espaço para realização de cursos que o Sindenf criou. Apesar de tantos desafios que a enfermagem tem a enfrentar, é muito bom ter bons motivos para comemorar. Parabéns para a enfermagem e para todos os colegas que agora vão poder contar com mais esses dois novos espaços oferecidos a eles, com qualidade no atendimento e maior conforto".

O presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus, agradeceu em nome de todo o plenário a presença das mais diversas autoridades da enfermagem. Afirmou que esta conquista é fruto de um trabalho de união, consequente ao trabalho que iniciou com a enfermeira Rejane, ainda no período da junta interventora.

"Os aplausos aqui pertencem a todos os que participaram da luta para trazer de volta este conselho para os rumos que devem ser traçados pela enfermagem. Um trabalho que sempre deverá ser fruto do interesse coletivo, através de discussões que envolvam tanto o enfermeiro quanto o técnico e o auxiliar de enfermagem. Sempre buscando acolher a todos nós, que temos tantos desafios a enfrentar principalmente pela melhoria das condições de trabalho e da assistência prestada à população do nosso Estado".

Também esteve presente a presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha (foto), que vem acompanhando todo o processo de transformação que o Coren-RJ vem passando, desde a intervenção até a comemoração dos recentes avanços que a autarquia vem conquistando.

Ainda este mês, o Coren-RJ vai oferecer mais quatro novas subseções (São Gonçalo, Duque de Caxias, Macaé e Itaperuna), além do Coren Móvel, veículo que será utilizado para levar os serviços de atendimento aos profissionais de enfermagem em locais onde não há subseção.