Metalúrgicos elegem chapa de unidade com mais de 97% dos votos

A unidade de todas as forças políticas que atuam no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio foi confirmada no dia 12 de maio. A chapa 1, tendo à frente a CTB e que reúne ainda a CUT, Intersindical e o Conlutas, recebeu 97,73% dos votos, o que mostrou a confiança dos trabalhadores na atual direção sindical e confirmou a acertada decisão de unir toda a categoria.

A eleição, que ocorreu nos dias 10, 11 e 12, transcorreu tranquilamente. Foram ao todo 73 urnas entre fixas e itinerantes, que recolheram o voto dos trabalhares nas mais diversas fábricas e em todos os turnos. Nas empresas onde as urnas passaram, poderiam votar 4.452 pessoas. Desses, 3.395 confirmaram o voto na chapa 1. Houve ainda 59 votos em branco (1,7%) e 20 votos nulos (0,58%), totalizando 3.474 votos.

Segundo o presidente do Sindicato – agora reeleito – Alex Santos, “essa eleição traz para a entidade uma conotação muito grande, pois acontece justamente no mês de aniversário do Sindimetal, que completou 94 anos. Mas mesmo com essa idade se mostra jovem e atual na defesa dos interesses dos trabalhadores. Essa votação expressiva mostra confiança na chapa que eu tenho a honra de estar à frente. Isso nos traz uma responsabilidade muito grande e eu tenho certeza que esta diretoria vai estar à altura do que a categoria está nos impondo”.

Para o presidente do Sindimetal, “esse mandato que se encerra em junho buscou responder aos anseios da categoria, dentro da possibilidade que a entidade possui, e o próximo mandato não será diferente. Será marcado pela continuidade da retomada do nosso patrimônio e pela confiança e relação aberta e democrática com a categoria. Tivemos uma aprovação que atingiu quase a totalidade dos votantes e essa chapa de unidade reforça a campanha salarial. Temos aqui todas as forças políticas que atuam hoje na categoria o que com certeza nos trará uma capacidade de formulação ainda maior, que vai trazer bons resultados para nossa categoria”.

Alex também agradeceu aos sindicatos dos metalúrgicos presentes e ressaltou a união dos trabalhadores: “Nossa categoria está aprendendo a fazer uma política mais voltada para o projeto nacional, temos união entre os sindicatos dos metalúrgicos em todo o Brasil e esse é um amadurecimento muito importante para todos nós”. A Federação Interestadual dos Metalúrgicos (FitMetal) também contribuiu em todo processo eleitoral, atuando na coordenação do pleito.