CES será relançado na Bahia com curso básico de sindicalismo

O Centro de Estudos Sindicais (CES) será relançado na Bahia nesta quarta-feira (18/5), às 18h, no auditório do Sindicato dos Bancários, em Salvador. O ato, aberto ao público, será precedido de um debate sobre a atuação da entidade na Bahia, que é referência nacional na formação de novas lideranças, sendo o estado com o maior número de dirigentes formados desde 1985, quando o CES foi criado. O evento abre também mais uma turma do curso básico de sindicalismo, com aulas nos dias 19 e 20 de maio.

Realizado em parceria entre o CES e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na Bahia, o curso básico de sindicalismo é voltado para novas lideranças, com o objetivo de fazer o debate sobre a história do sindicalismo brasileiro e as concepções sindicais. Durante as aulas serão discutidos ainda temas como mudanças no mundo do trabalho e conjuntura nacional, ensinando como se faz uma análise da conjuntura. Projeto Nacional de Desenvolvimento e desafios do movimento sindical;

Estado, partido e sindicato; sindicalismo Latino Americano e a questão agrária também integram o conteúdo do curso.

Os interessados em participar do curso devem entrar em contato com a CTB Bahia pelos telefones (71) 3012-5390 e (71) 3012-5380 ou através do e-mail: [email protected]. As aulas acontecerão nesta quinta e sexta-feira (19 e 20 de maio), das 8h às 18h, na Casa do Auxílio Fraterno, no bairro de Roma.

Este é um esforço da política de formação da CTB em parceira com o CES, é o que afirma Adilson Araújo, presidente da CTB Bahia. Para ele, o Brasil vem apontando uma perspectiva muito importante, principalmente no que diz respeito à elevação das taxas de sindicalização. “Isso demonstra que os trabalhadores estão se voltando mais para os sindicatos. Desta forma, é imprescindível que a gente possa formar essa nova militância, para que estes militantes se apropriem de conhecimentos, principalmente no que diz respeito a uma melhor intervenção, que possa ajudar no processo de conscientização da classe trabalhadora”, argumenta Araújo.

Trabalho do CES

O Centro de Estudos Sindicais (CES) foi fundado em 1985 e segundo seu coordenador na Bahia, José Evangelista, na prática nunca deixou de funcionar no estado, que tem o maior número de professores, monitores e lideranças formadas, a maior parte deles hoje à frente de sindicatos. “Antes da fundação da CTB, o CES ficou muito restrito a um trabalho nacional em São Paulo e com organização da CTB, o CES vem acompanhando e desenvolve trabalho no Brasil todo. Na Bahia, o CES vem fazendo um trabalho inverso e contribuindo com outros estados, como o Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Pará, Ceará, além de municípios do interior baiano. O pessoal da Bahia vem inclusive fazendo trabalhos na área de planejamento estratégico e situacional, que não tinha no CES nacional e agora já está disponível nacionalmente. A ideia é integrar o trabalho de formação que vinha sendo feito no CES Bahia com o CES Nacional”, informa.

“O que aconteceu na Bahia, foi que o trabalho de formação ficou muito restrito a poucas pessoas, pois a maior parte dos formados passou a assumir tarefas de direção dentro dos sindicatos. A ideia do CES e da CTB nacional é rearticular estes formadores, enquanto dirigentes sindicais para dedicar parte do seu tempo ao que nós chamamos de solidariedade de classe na área de formação. A ideia é não deixar que o dirigente fique restrito ao trabalho de multiplicação da formação e nem também ao trabalho de só atuar nas direções das entidades, como tem sido feito de forma muito excelente, muito boa. É o diferencial os sindicalistas classistas na Bahia. Isso tem desenvolvido um trabalho muito bom na área de atuação política, mas não de forma integral, como se pensa o dirigente classista, que além de se preparar individualmente e coletivamente atuando nas direções com qualidade, mas também reserva parte do seu tempo, para a mais sublime das funções classistas, que é ensinar”, acrescenta Evangelista.

De Salvador,
Eliane Costa.