Em Serra do Navio esporte gera preocupação

 Secretário de esporte reuniu com dirigentes de clubes, ligas e com a prefeita Francimar nesta segunda, 16.

- Mario Thomas

 Esclarecer problemas de infra-instrutora e apresentar-se como parte das soluções para os problemas enfrentados pelo município fez parte das ações da Secretaria de Estado do Desporto e lazer, em Serra do Navio. Visitas no estádio do Manganês Esporte Clube, na piscina e no complexo esportivo da antiga Icomi, campo da SOP, ginásio poliesportivo e praça cívica de Serra do Navio foram verificada pela comitiva do secretário Luiz Pingarilho. 

No estádio além de problemas no acesso, foi verificado o gramado alto, arquibancadas avariadas e iluminação precária, cabine de imprensa e falta de energia. Abandono por inteiro da piscina semi-profissional da região e quadra sem nenhum serviço realizado. "Lamentável ver um estádio com uma drenagem que é igual a de grandes estádios como o Mineirão, já que o projeto inicial deste campo foi feito pela Icomi para ser igual ao do estádio de Minas Gerais, onde funciona Ouro Preto e mesmo serviço de retirada de minério", comentou o secretário. 
Na reunião com a prefeita Francimar Santos, o secretário descobriu que existe um projeto federal com investimento de R$ 1 mi para a região, contemplando todos os logradouros esportivos serranos, mas que estava esbarrando em um ponto importante. De quem são as terras serranas?
O projeto está na Caixa Econômica Federal e somente agora com a definição de plantas originais e determinação judicial é que se poderá confirmar onde a obra será executada. Francimar informou que o campo está com o gramado alto porque está chovendo muito na região e se todos jogarem naquele local vai acabar estragando com o gramado e nenhuma associação se posicionou para tomar conta do local, portanto, todas as despesas são da prefeitura e não existe recurso alocado para realizar recuperação do local todos os meses. 
O presidente Atabaliba Silva, que em breve estará realizando eleições na Liga Desportiva de Serra do Navio informou que o Iphan vai trabalhar um novo complexo esportivo educacional onde é o ginásio do Manganês e que para o futsal melhorar é preciso se construir um novo ginásio. 
A prefeita Francimar Santos informou ainda que, a deputada Dalva Figueiredo já garantiu uma emenda para construção de um campo na região do Cachaço e está detalhando o local para confirmar onde será construído. "Com a construção da escola 7 de setembro no lugar da Associação de Casados e Solteiros da região, tirou-se o local deles e agora precisamos construir um campo com arquibancada, cabine de imprensa, e estamos analisando o local para em breve dizer onde será construído o campo", lembrou.
Pingarilho destacou que está preocupado com o que viu e que Serra do Navio sempre foi um pólo de descoberta de talentos, por isso foi até o local para ver como funciona o esporte na região. "O governador Camilo Capiberibe nos pediu para traçar um novo planejamento para o esporte e não podemos deixar de ver o que acontece na região para saber o que funciona e o que não, e vejo que muita coisa precisa ser mudada. Coloco-me á disposição da Liga e vamos trabalhar para reviver o espírito esportivo desta região que merece um carinho especial pelos amapaenses", finalizou.

Fonte: sedelamapa.blogspot.com