Presidenta do Cebrapaz faz palestra em Olinda

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz (Cebrapaz) e a Prefeitura de Olinda promovem nesta quarta-feira (18), às 14h, palestra sobre o tema A luta pela paz na garantia dos direitos humanos, a cargo da presidenta da entidade e do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes (foto).

Da programação do evento consta ainda o lançamento de textos produzidos pelo Cebrapaz e exibição de vídeos. O encontro acontece nas dependências da Focca – Faculdade de Olinda, localizada na Rua do Bonfim, 37, Carmo, Olinda.

“A luta em favor da cultura da paz tem crescido grandemente no mundo e no Brasil, seja contra as agressões imperialistas dos Estados Unidos e seus aliados, nos conflitos internos dos países ou mesmo nas comunidades”, afirmou Socorro.

“Os próprios documentos que têm vindo a público, tratando de supostas relações de países como Venezuela e Equador com as Farc, são formas de camuflar agressões a países livres”, disse ela, ressaltando que, em verdade, o que os Estados Unidos e seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) querem “é assegurar o controle dos recursos naturais ao redor de todo o planeta”.

PELA PAZ

Maria do Socorro Gomes Coelho, professora, mãe de cinco filhos, nasceu em 12 de janeiro de 1952, em Cristalândia (TO). Iniciou sua militância na Ação Popular aos 15 anos no movimento estudantil, chegando a ser dirigente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). É filiada ao PCdoB – Partido Comunista do Brasil desde 1972.

Foi vereadora em Belém (PA) em 1998 e quatro vezes deputada federal pelo Pará (1990 a 1998 e, 2001/2002, 2004/2006). Em abril de 2008, durante a Conferência Mundial da Paz, realizada em Caracas, Venezuela, foi eleita presidente do Conselho Mundial da Paz (CMP). Desde então, passou a se dedicar também à luta pela paz no âmbito internacional, junto aos diversos movimentos sociais e forças progressistas de todo o mundo.

O Cebrapaz iniciou neste sábado (14) em Vila Velha, Espírito Santo, o ciclo de oficinas de formação de agentes da paz, como parte do projeto Balcão de Direitos, que se estenderá até dezembro e percorrerá 13 estados brasileiros.

Fonte site de Siqueira