Reforma política deve garantir participação popular, diz Lucia

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) afirmou que a reforma política, que está em andamento no Congreso Nacional, precisa contemplar os anseios de todos os segmentos da sociedade brasileira para poder garantir um sistema político mais amplo, democrático e justo.

Em sua intervenção, nesta segunda-feira (23), durante o debate sobre reforma política promovido na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ela pediu que as alterações possam aumentar a participação popular, em especial, a das mulheres nas casas legislativas.

Neste sentido, a parlamentar defendeu a adoção da lista fechada na hora da votação, a alternância dos nomes entre candidatos masculinos e femininos para garantir a paridade da representação de gênero, o fortalecimento das agremiações políticas com a consolidação de partidos ideológicos e o financiamento público de campanha para permitir o aumento da representação parlamentar, uma vez que a iniciativa privada dificilmente financia os candidatos oriundos dos movimentos socias. “A reforma política precisa ser viabilizada no país de forma que torne a nossa democracia mais participativa e sólida no Brasil”, disse Lucia Antony.

De Manaus,
Anwar Assi