Senado promove audiência sobre a Reforma Politica e as  Mulheres

 A  proposta de reforma política que tramita no Congresso Nacional será debatida na próxima sexta-feira (27/5), em Salvador. Promovida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, a audiência ocorre, às 15h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, na Praça Municipal.

O evento contará com a participação das senadoras Lídice da Mata (PSB-BA) e Marta Suplicy (PT-SP) e da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), além de representantes das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia e da Câmara Municipal de Salvador; do Poder Judiciário e dos Movimentos de Mulheres da Bahia.

Esta será a primeira audiência pública regional promovida pela CCJ nos estados para debater a reforma política. Em Salvador, o encontro terá como centro da discussão os desafios para ampliar a participação das mulheres em cargos eletivos. Outros debates devem acontecer também em São Paulo, Belém, Porto Alegre, Curitiba Goiânia e Manaus.

“A reforma política tem maior interesse das mulheres, na medida em que se tivermos financiamento público de campanha com lista fechada, vamos exigir dos partidos que tenha alternância: uma mulher, um homem, já que somos a maior parte da população e do eleitorado. Também queremos discutir a cumprimento da legislação atual. A cota de 30% que não foi cumprida. E também os 5% do fundo partidário para a formação política e os 10% da propaganda para promover a imagem e a presença da mulher nos seus partidos políticos. Queremos ver o cumprimento desta legislação”, afirmou a deputada Alice Portugal, que também é secretária estadual de Mulher do PCdoB na Bahia.

Alice convoca os comunistas para participar da audiência, que está sendo puxada pela senadora Lídice da Mata, que ficou responsável por este debate na Bahia. “Estarei participando intensamente deste debate, inclusive convocando as mulheres do PCdoB. Sabemos que somos um país, que foi retardatário no direito ao voto da mulher e na sua participação. Nós temos que afirmativamente impulsionar as mulheres para a participação política”, acrescentou a parlamentar, que foi a única mulher eleita deputada federal pela Bahia nas últimas eleições.

De Salvador,

Eliane Costa