GO: Plenária Estadual da UBM acontece em Goiânia, dia 28 

O Centro Popular da Mulher/UBM-GO promove no próximo sábado, 28 de maio de 2011, a Plenária Estadual da Mulher que se realizará das 9h às 13 horas no Auditório Carlos Eurico na Câmara Municipal de Goiânia.

A Plenária é uma preparação para a participação no 8º Congresso da União Brasileira de Mulheres – UBM que ocorrerá na cidade de Praia Grande em São Paulo, de 10 á 12 de junho de 2011 e que traz como foco central a Participação Política da Mulher e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

A presidenta do Centro Popular da Mulher, Ana Carolina Barbosa salienta sobre a importância de lutar pela garantia da valorização da mulher em todos os espaços e por isso, a necessidade do debate. “É de praxe discutirmos também políticas públicas para mulheres e a ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder”.

Assim como na etapa nacional, o objetivo do encontro é debater os desafios das mulheres no enfrentamento das desigualdades sociais, na luta pela valorização do trabalho, na saúde e nos direitos sexuais e reprodutivos, além da luta contra a violência doméstica e familiar, na questão da cultura e na mídia, bem como as estratégias de luta e a importância da sua organização.

O cumprimento da legislação federal que concede 5% do fundo partidário para a formação política das mulheres e a efetivação da cota de 30% de candidaturas femininas serão ainda temas abordados.

A secretária estadual da Mulher do PCdoB, Dila Resende também participa da mobilização para a etapa estadual e informa sobre a necessidade de avanço no debate sobre a questão da mulher. “Precisamos avançar nossas discussões e nos manifestarmos nestes espaços de produção do conhecimento e definição de políticas públicas para mulheres enquanto busca e resultados desta luta coletiva, por uma sociedade mais igualitária”.

Ato político

De acordo com a programação, na abertura da Plenária Estadual contará com um Ato Político, no qual foram convidadas personalidades públicas, militantes dos movimentos sociais, sindicalistas, estudantes e diversas lideranças.

Da redação local,
Eliz Brandão