Assis busca mobilização para aprovar piso nacional da enfermagem

 Em debate na Assembleia Legislativa do Rio, o deputado federal Assis Melo (PCdoB) pediu mobilização dos profissionais de enfermagem para a aprovação de projeto de lei, no Congresso Nacional, que fixa um piso nacional para a categoria e define melhorias nas condições de trabalho. 

A audiência, na terça-feira, foi organizada pela deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) e contou ainda com dirigentes do Conselho Estadual de Enfermagem (Coren-RJ) e do Sindicato dos Enfermeiros do Rio. “A mobilização da categoria é um fator decisivo para a aprovação de uma legislação que define um piso nacional”, afirmou Assis Melo, relator do PL-4924/2009. “A pressão dos profissionais em enfermagem é fundamental, porque vai reforçar a importância desse projeto junto aos parlamentares.”

Na sua fala, Assis Melo citou a importância do projeto, não só pela remuneração. Destacou que é preciso combater a precarização do trabalho e melhorar a qualidade de vida dos profissionais, forçados, muitas vezes, a cumprir duas ou três jornadas diárias. O deputado também se manifestou favorável a outro projeto de lei que institui a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem.

Assis Melo também considerou importante a categoria, com cerca de 1,5 milhão de trabalhadores distribuídos no país, lutar para ter representantes próprios no Congresso Nacional, para buscar avanços. “É muito importante ter um representante, já que é este profissional que vai defender e brigar por conquistas pela melhoria de vida deste contingente da população”, disse.

O deputado federal também reafirmou o seu compromisso em buscar melhorias para toda a sociedade. “Nós, enquanto representantes do povo no parlamento, precisamos melhorar as condições do trabalho social. O trabalhador tem que ter mais condições para a vida e não para a morte”, declarou.