Governador Tarso lança Gabinete Digital

O governador Tarso Genro lançou oficialmente o Gabinete Digital, um site que concentra as novas ferramentas de diálogo entre o Governo do Estado e a população gaúcha, na tarde desta terça-feira (24), no Salão Negrinho do Pastoreio, do palácio Piratini. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, entre elas, alguns blogueiros e tuiteiros, como o jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada.

Governador Tarso lança Gabinete Digital - Caco Argemi

Durante uma hora, os convidados, especialistas e o governador interagiram falando sobre a nova forma de participação democrática aberta aos gaúchos e sobre a importância da internet no século 21. Segundo o Chefe de Gabinete de Tarso, Vinicius Wu, coordenador do Gabinete Digital, a intenção do governo ao criar o site é estimular de forma permanente a cultura de participação na gestão pública no Estado, com um conjunto de ferramentas de diálogo direto com a população gaúcha. “A internet está cada vez mais influenciando as mobilizações de revoltas políticas no mundo. A sua força para o exercício da democracia está cada vez mais comprovada. Aqui no Rio Grande do Sul temos a pretensão de oferecer um conjunto de ferramentas para ampliar a participação dos gaúchos na construção do Estado”, explicou.

Assessor do Gabinete Digital, Fabricio Solagna explicou que a inspiração para a criação do site do governador Tarso Genro foi nas experiências exitosas dos governos alemão e americano. No Brasil, uma referência para a equipe de Tarso foi o blog criado pelo Núcleo de Cultura Digital do governo de Sergipe. Um dos principais canais, segundo Solgana, será o “governador responde”. Depois de fazer um cadastro prévio gratuito, com informações básicas como e-mail e cidade, o usuário poderá optar entre 19 temas predefinidos, como educação, enfrentamento às calamidades climáticas, estradas e segurança pública, e formular a sua questão ao governador. No site, será possível também votar em questões elaboradas por outros usuários. Os temas que gerarem o maior número de dúvidas ou votos serão respondidas em vídeo pelo governador, mensalmente.

Mais do que um canal de transparência, a intenção é que as provocações resultem em efeitos práticos, acelerando decisões do governo ou inserindo novos temas na agenda do governador. "O cidadão só não atuará nas decisões do Governo se realmente não quiser", afirmou o coordenador do Gabinete Digital, Vinicius Wu, ao mostrar o funcionamento das opções de participação que o cidadão terá ao acessar o site www.gabinetedigital.rs.gov.br. Avaliando as possibilidades de interatividade que as novas tecnologias vêm proporcionando, o governador Tarso Genro considerou o Gabinete Digital um "um projeto de radicalização democrática", por utilizar essas tecnologias a favor da população, que poderá participar efetivamente na formulação de políticas públicas.

O jornalista Paulo Henrique Amorim elogiou a iniciativa do Gabinete Digital gaúcho, que coloca o Rio Grande do Sul como um governo aberto ao diálogo e torna a relação com os cidadãos horizontal. Ele comparou o gesto de Tarso como um passo a frente de outros governos no mundo, que optam por atitudes de censura aos movimentos políticos independentes. “O que ocorre com o movimento do 15 M, na Espanha, é exatamente a tentativa de cercear a liberdade de expressão na internet. Aqui, o governador dá um passo a frente para evitar possíveis protestos organizados”, disse.

Prestigiaram o lançamento os jornalistas Rodrigo Vianna, Renato Rovai, o sociólogo Sergio Amadeu, os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ivana Bentes e Giuseppe Cocco, além dos militantes do movimento pelo software livre Marcelo Branco e Mario Teza. Participaram também do evento 10 tuiteiros sorteados entre os 177 inscritos na promoção lançada pelo perfil do governador no Twitter na última sexta-feira (20).

Da redação local, com agências