Artesanato baiano é atração no Rio Fashion Business

Maior bolsa de negócios de moda da América Latina, o Rio Fashion Business reúne 20 mil lojistas credenciados, 310 expositores e 250 grifes durante quatro dias dedicados às novas tendências de mercado. O evento foi aberto nesta terça-feira (24), na Marina da Glória, Rio de Janeiro, e a expectativa é de reunir um público de 60 mil pessoas até a próxima sexta (27).

Em sua 18ª edição, o diferencial é valorização do produto artesanal, sustentável e tipicamente brasileiro. E é justamente neste contexto que se insere o Instituto Mauá; órgão oficial de fomento ao artesanato na Bahia. Através de parceria com o Instituto, a típica renda de Saubara, o tradicional crochê de Vitória da Conquista e os diferentes tipos de bordado de Guanambi, Inhambupe, Itaberaba, Rio de Contas e Salvador são atrações no evento, que traz ainda o artesanato de Alagoas, Ceará, Pará, Paraíba e Sergipe. “Nosso objetivo é inserir o artesanato no segmento de moda têxtil, de forma a proporcionar novos acessos de mercado e tornar a atividade auto-sustentável”, destacou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.

O espaço “Mãos”, dedicado exclusivamente à arte manual, conta com apoio institucional do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A curadoria é da jornalista e consultora de moda, Cristina Franco. “Acredito que a chamada ‘moda brasileira’ só fica realmente conhecida e com competitividade no mercado internacional, quando trabalha com a identidade e o DNA do nosso país; as nossas matrizes e origens. Ou seja: o nosso artesanato”, afirmou.

Fonte:Ascom/Instituto Mauá