Sem categoria

Equador e a Guatemala incentivam construção da Celac

Os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Guatemala, Alvaro Colom, fizeram um acordo nesta sexta-feira (27) para impulsionar a criação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), impedir leis migratórias que criminalizem os cidadãos e lutar contra o narcotráfico.

Em um comunicado conjunto, ambos os presidentes ratificaram “sua obrigação de continuar impulsionando a integração latino-americana e caribenha”. Segundo eles, essa integração é uma resposta aos problemas do subdesenvolvimento, à pobreza e à inquietude social.

Correa e Colom decidiram também ratificar o Acordo de Alcance Parcial de Complementação Econômica e corroboraram a vigência do Acordo Interinstitucional de Cooperação e Assistência Mútua nas questões aduaneiras.

Os dois países se comprometeram a empreender ações de cooperação para combater o narcotráfico e os delitos relacionados por distintas autoridades nacionais. Os dois líderes criticaram as políticas que criminalizam e penalizam a migração, e anunciaram o acordo que se refere ao combate do tráfico ilícito de migrantes.

Fonte: Prensa Latina