Encontro reafirma força do PCdoB na Bahia

É o maior encontro da história do partido na Bahia. Assim o secretário estadual de Organização, Davidson Magalhães, avaliou o 1º Encontro Estadual sobre Questões de Partido, que reuniu 445 comunistas de 195 cidades durante o final de semana (28 e 29/5), em Salvador. O entusiasmo dos participantes com a pré- candidatura de Alice Portugal para prefeita de Salvador revela o apoio ao projeto eleitoral do partido com prioridade para candidaturas majoritárias nas principais cidades baianas em 2012.

Depois de um sábado de intensos debates, o encontro foi encerrado neste domingo (29/5) com a apresentação do resultado dos cinco grupos de trabalho, que debateram os principais problemas e desafios para o crescimento do partido no estado e as formas de implementação das diretrizes do Comitê Estadual em cada município.

A avaliação da dirigente do Comitê Central e da Comissão Nacional de Organização, Fabiana Costa, foi positiva. “ Foi um encontro muito vitorioso, com destaque para esta discussão em grupos, que é uma experiência inovadora no país, que ajuda a favorecer o debate com a militância, deixa o militante mais a vontade para expressar suas opiniões e possibilita um extrato amplo do conjunto das opiniões”, avaliou Fabiana

Fabiana destacou também o fato dos militantes e das militantes na Bahia demonstrarem uma unidade política muito grande em torno dos temas apresentados, a consciência do papel do partido no próximo período e a responsabilidade de cada um de levar isto para o seu município. “Então, eu saio daqui muito entusiasmada. É o partido na Bahia sempre nos surpreendendo”, disse.

Contribuição da militância

O presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, também considerou o Encontro muito vitorioso, principalmente pela oportunidade de colher a colaboração dos militantes de todo o estado. “A avaliação é extremamente positiva, além da participação numérica muito expressiva, a qualidade dos debates e das intervenções mostram que o partido na base está compreendendo os desafios políticos deste momento, compreendendo a batalha política que está em curso e mostra muito ânimo desta militância para o enfrentamento desta batalha. Nós saímos deste encontro com a convicção de que o partido está cada vez mais pronto, preparado para esta expansão continuada que o partido tem experimentado aqui na Bahia. Nós saímos daqui com a certeza que em 2012 o partido vai eleger muitos vereadores e prefeitos e ajudará muito que o governo Dilma, o governo Wagner avancem para a linha de colocar o Brasil e o Bahia em um novo patamar”, declarou

De acordo com o parlamentar, o Encontro serviu também para implementar as diretrizes definidas pelo Comitê Estadual para a batalha eleitoral de 2012. “Aqui nós estamos materializando estas diretrizes em ações concretas, com orientações em caráter objetivos de como isso vai se dar em cada município. E essas contribuições que estamos absorvendo dos debates vão ajudar a direção estadual a fazer ajustes e encaminhamentos mais adequados para a batalha política. Portanto, é uma via de mão dupla: a direção faz as orientações e recebe todas as sugestões, preocupações e reflexões que a base está trazendo neste encontro”, afirmou Almeida.

De posse das colaborações dos dirigentes municipais e de Organismos de Base e muitas outras lideranças comunistas, o Comitê Estadual começará agora a organizar as conferências municipais, cursos de capacitação política e teórica e sobre o Programa Socialista do PCdoB.

“Foi um encontro extremamente vitorioso, que vai dar largada para a preparação das conferências municipais e a elaboração do plano eleitoral de 2012. Mostrou também um partido já tencionado para implantação da nova política de Organização partidária, pois nós já partimos daqui com qualitativos importantíssimos vindos dos próprios grupos de trabalho, que também foi uma novidade. A implantação dos GTs deu uma dimensão maior, possibilitou maiores debates, ouvir mais a base do partido e buscar soluções mais factíveis com as necessidades do coletivo partidário”, acrescentou o secretário de Organização, Davidson Magalhães.

Comunicação

Única intervenção sobre tema específico do 1º Encontro Estadual Sobre Questões de Partido, a secretária estadual de Comunicação do PCdoB, Julieta Palmeira, falou neste domingo (29/5) sobre a necessidade de se priorizar a comunicação do PCdoB tornando mais efetiva a difusão das idéias do partido para a população e também a comunicação intra-partidária fonte de unidade política e de ação do partido.

Em poucos minutos, Julieta apresentou as principais ferramentas do PCdoB para comunicação com os seus militantes e a sociedade, como o Portal Vermelho (www.vermelho.org.br), o caderno baiano do portal Vermelho (www.vermelho.org.br/ba) e a página institucional do partido na internet (www.pcdob.org.br). A dirigente estadual convocou também os dirigentes municipais a construirem uma militância pela democratização da mídia em seus municípios. “A democratização da mídia contribui para que o PCdoB possar fazer chegar as suas idéias até o povo. A mídia monopolizada torna a luta desigual. Trata –se de consolidar a democracia em nosso pais”, concluiu Julieta Palmeira.

De Salvador,
Eliane Costa