PCdoB-BA aponta meta de 600 participantes na Conferência Estadual

A Comissão Política do PCdoB na Bahia se reuniu nesta segunda-feira (30/5), em Salvador, para elaborar a proposta de realização da Conferência Estadual que definirá as diretrizes políticas do partido, dentre as quais a construção do projeto eleitoral para 2012, além de eleger a nova direção estadual. A reunião ocorreu após a agenda intensa do final de semana, quando aconteceu o Encontro Estadual com participação de militantes de 195 municípios para discutir o fortalecimento do partido no estado.

Comissão Política PCdoB/BA

Após uma breve atualização política a partir de intervenção inicial do presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida a reuni˜ão apreciou o plano de realização da Conferência Estadual. Com proposta a ser encaminhada para definição do Comitê Estadual, a Conferência está agendada para o dia 5 de novembro. A previsão é iniciar os debates que precedem as conferências municipais em 1º de julho e o prazo para a realização de conferências municipais se encerra em  14 de outubro. A meta de participação na plenária final da Conferência Estadual é de 600 militantes e os critérios para a eleição de delegados e delegadas apontam 1 delegado ou delegada para cada 20 militantes mobilizados no município. O PCdoB na Bahia pretende envolver nos debates mais do que os 8 mil filiados e filiadas, mobilizados na conferência anterior.

Mulheres

Na escolha da delegação para a Conferência Estadual, a proposta é ter por base a Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher, que aponta 30% de mulheres na delegação. Para a eleição das direções municipais, o critério de 30% de mulheres também deverá ser considerado. Na reunião, foi enfatizada a necessidade de que a criação das condições para cumprir a cota de 30% de mulheres não seja postergada a cada conferência. A proposta e de que nos municípios com 100 mil habitantes ou mais o critério seja obrigatório. Já os outros municípios devem criar condições progressivas no mesmo sentido, aplicando o preceito de sempre uma mulher a mais, nunca uma mulher a menos nas direções, tendo também como meta se estender a composição dos órgãos executivos dos comitês de bases.

De Salvador,
Julieta Palmeira