PCdoB na Bahia debate política de organização do partido

Mais de 340 comunistas de 160 municípios da Bahia estão reunidos em Salvador no 1º Encontro Estadual Sobre Questões de Partido, que acontece neste sábado e domingo (28 e 29/5), no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares. O fortalecimento do PCdoB e as diretrizes para o processo eleitoral de 2012 estão entre os pontos em discussão no evento, que tem como objetivo unificar as ações políticas e organizativas do partido em todo o estado.

1º Encontro Estadual Sobre Questões de Partido

O Encontro foi aberto pelo presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, que falou sobre o cenário político favorável para o crescimento do PCdoB em todo o país, especialmente na Bahia. “O cenário político nos é extremamente favorável. Em 2012 vamos apresentar candidatos em todos os 300 municípios em que estamos organizados na Bahia, com a apresentação de candidaturas majoritárias onde for possível. Vamos nos apresentar com fisionomia própria, sem, no entanto, nos isolar. Vamos buscar o diálogo com as outras forças políticas e reafirmar sempre que fazemos parte do projeto político da presidente Dilma e do governador Jaques Wagner”, disse Almeida.

O parlamentar destacou ainda a necessidade de manter a trajetória de crescimento do partido na Bahia, que elegeu 18 prefeitos e 150 vereadores em 2008, além de três deputados federais e três estaduais em 2010. “Nosso objetivo é continuar crescendo em todo o estado. A nossa meta é reeleger os prefeitos das cidades que já governamos, além de disputarmos para valer a prefeitura de grandes cidades, a exemplo de Salvador, Vitória da Conquista e Itabuna. Tudo isso, só será possível se colocarmos em ação a nossa diretriz de expandir o partido, filiando novas lideranças e fortalecendo nossa atuação nos movimentos sociais”, acrescentou.

Política de Organização

A necessidade de reforçar fileiras para fazer o partido crescer também pontuou a exposição de Fabiana Costa, da Secretaria Nacional de Organização. Ela evocou os ecos das discussões do 7º Encontro Nacional Sobre Questões de Partido e do 12º Congresso Nacional do PCdoB, que reforçaram a necessidade de fortalecer a militância do partido, através de uma maior difusão do Programa Socialista do PCdoB e do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. “Organizar um partido de massa não é uma tarefa simples. Por isso, o PCdoB está investindo na realização de debates em todo o país para envolver o maior número de pessoas possível na construção das diretrizes que nortearão as ações partidárias”, disse Fabiana.

Último a falar na parte da manhã, o secretário estadual de Organização, Davidson Magalhães, conclamou os comunistas a trabalharem para manter a unidade de idéias e ações do partido. “Estamos em um momento de grande crescimento, inclusive na questão da participação em governos. Mas, temos que tomar cuidado para que projetos pessoais ou de grupos se sobreponham aos projetos do Partido. A unidade sempre foi a grande força e diferencial do PCdoB, é preciso fazer um grande esforço para que isso não seja modificado e coloque em risco o crescimento do nosso partido. É preciso fazer um grande esforço para fortalecer o partido, pois não podemos perder a oportunidade de disputar a hegemonia”, declarou.

O Encontro Estadual sobre Questões de Partido prossegue na tarde de sábado com a discussão em grupos da carta do 7º Encontro Nacional. Os resultados destes debates serão  apresentados na manhã de domingo, juntamente com as resoluções do encontro e outros informes sobre a organização do PCdoB para a batalha eleitoral de 2012.

De Salvador,
Eliane Costa