Indicadores mostram que dengue está controlada no Ceará

A Secretaria da Saúde do Estado anunciou em nota divulgada na última sexta-feira, 27 de maio, “que a epidemia de dengue está em processo de controle e a tendência é de redução sustentada do número de casos e óbitos”.

Com base nos dados epidemiológicos dos últimos boletins sobre a doença, a nota da Sesa acrescenta que “os municípios considerados epidêmicos apresentam, no momento, tendência decrescente de casos”. Segundo a nota, “o diagrama de controle, que expressa o valor médio e o valor mínimo de incidência esperada para o período, aponta que o pico da epidemia ocorreu no mês de março, caindo expressiva e progressivamente no mês de abril, persistindo a queda no mês de maio”. Hoje, diz a nota, a incidência média está abaixo do nível esperado.

“Houve uma redução significativa de notificação de casos graves e óbitos e de transferências de casos graves pela Central de Regulação do SUS”, atesta a Secretaria da Saúde através da nota. Os óbitos ocorridos, acrescenta o comunicado, “foram ocasionados, entre outros fatores, pelo aumento proporcional significativo dos casos graves, influenciado pelo retorno do Denv-1, pela circulação simultânea de três sorotipos virais (Denv-1, 3 e 4), pela população sensibilizada por infecções anteriores e pela hiperendemicidade (epidemias sucessivas e dispersão do vírus em quase todos os municípios)”. Depois de destacar ações e instituições que contribuíram para o controle da epidemia, a nota encerra com mais uma convocação. “Este esforço deve persistir e devemos nos manter alertas e mobilizados para evitarmos o aumento de casos e suas consequências e, portanto, eliminarmos a possibilidade de recrudescimento da epidemia este ano”.

De acordo com o boletim da dengue divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria da Saúde, foram confirmados 23.231 casos de dengue no Ceará este ano, dos 2.874 casos a mais que na semana anterior. Foram confirmados dois óbitos por dengue com complicação, ambos em Fortaleza. Ao todo, estão confirmados no ano 10 óbitos por dengue hemorrágica e 33 óbitos por dengue com complicação.

Leia aqui o boletim da dengue

Nota da Sesa sobre atual situação da Dengue

Fonte: Sesa