Programa de TV nacional destaca importância do cerrado piauiense

O Piauí foi a grande estrela do programa Globo Rural deste domingo (29/05), em uma reportagem especial que mostrou os cerrados como grande fronteira agrícola nacional.

Cerrado - INTERNET
A reportagem, que ocupou dois blocos do programa, mostrou as transformações vividas pelo Estado e a vida nova de famílias que se transferiram para os cerrados piauienses.

A matéria traz uma visão geral da agricultura no sul do Piauí. Mostra que as distâncias são grandes, que as dificuldades de transporte estão sendo enfrentadas e que ainda há problemas relacionado ao domínio das terras. Mas que as famílias que foram fazer a vida no sul do Estado estão satisfeitas com as conquistas que vêm alcançando.

O Globo Rural mostra exemplos de algumas famílias, tanto de piauienses como de migrantes do sul do Brasil, que resolveram investir no potencial do Piauí. Um dos casos mais festejados é a cooperativa Santa Rosa, que ocupa mais de 100 mil hectares no alto da Serra do Quilombo. São sobretudo gaúchos que chegaram e construíram uma vida nova em solo piauiense.

A reportagem enfoca o diferencial do Piauí: terras baratas e alta produtividade. Na soja, a produtividade alcançada no solo piauiense é equivalente à do Rio Grande do Sul. E no milho, a colheita que se tem no Piauí é a melhor do Brasil e do mundo. O mesmo ocorre com o algodão, cultura que ganha espaço cada vez maior nos cerrados.

Além de diversos agricultores que fazem a vida nos cerrados piauienses, a reportagem também entrevistou o governador Wilson Martins. Ele falou da tradição da agricultura de sequeiro e da importância de se investir na agricultura irrigada, na área dos vales férteis. No final das contas, a reportagem mostrou o Piauí como a grande fronteira agrícola nacional, aberta aos grandes investimentos.

Fonte/Reprodução: Meio Norte